|Silves

Apresentada proposta para a criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados

A área proposta para a nova Reserva Natural da Lagoa dos Salgados é na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, em Silves. Incluída está a zona da lagoa, campos agrícolas, sapal e cordão dunar.

A Lagoa dos Salgados, em Silves, no Algarve, é uma das mais diversificadas da região no que diz respeito à avifauna 
Créditos / PlanetAlgarve

«Considerada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) como o último território algarvio sem estatuto ecológico de protecção, a criação desta nova Reserva Natural (RN) da Lagoa dos Salgados» abrangerá uma área total de 400 hectares. A zona abrangida ocupa território da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, informa a Câmara Municipal de Silves (CMS), em comunicado enviado ao AbrilAbril.

A cerimónia de apresentação da proposta de criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgado teve lugar esta terça-feira, contando com as intervenções da presidente da autarquia silvense, Rosa Palma, do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, do presidente do ICNF, assim como de representantes da associação Almargem e outros grupos ambientalistas.

No seu discurso, Rosa Palma, presidente da CMS, «classificou a criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados como uma mais-valia para este território, nomeadamente no relevante contributo que terá no reconhecimento e na sustentabilidade desta área sensível».

No entender da autarquia é imprescindível «valorizar o território» tanto na terra, como no mar. Esta nota refere-se à criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário, com incidência na baía de Armação de Pêra, cuja instituição está, actualmente, a decorrer. A nova RN inclui passagem para esta área, ligando a serra algarvia ao oceano atlântico.

No espaço identificado para a nova RN encontram-se «características ecológicas com valor científico, ecológico e educativo» sem as quais, a «protecção dos valores naturais existentes para as gerações futuras» estaria posta em causa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui