Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|São Pedro da Cova

São Pedro da Cova: «Do Carvão aos Resíduos», agora em DVD

O realizador Rui Simões regressa esta sexta-feira a São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, para a exibição e lançamento em DVD do filme Do Carvão aos Resíduos. Regresso a São Pedro da Cova

O Cavalete do Poço de São Vicente, na mina de carvão de São Pedro da Cova, é um ex-líbris desta vila do concelho de Gondomar
Créditos

No DVD deste documentário foram incluídos extras como uma entrevista ao realizador, imagens inéditas sobre o problema de abastecimento de água em 1976, o filme São Pedro da Cova, desse ano, e uma galeria de fotografias.

Além da presença do realizador, a sessão contará com a actuação de Vasco Balio e do Coro Vox Populi, que interpretou, para este filme de Rui Simões, a música «Era a Mina, Era a Mina…», de José Mário Branco.

O documentário estreou em 2017, em São Pedro da Cova. Nessa altura Rui Simões esteve na freguesia para mostrar as fotografias que fez aquando da realização de vários filmes sobre esta terra mineira, designadamente As Minas de São Pedro da Cova, O Museu, O que a mina deixou e Para lá da mina

A população de São Pedro da Cova luta há vários anos contra o depósito de toneladas de resíduos perigosos da Siderurgia Nacional, entre 2001 e 2002, nas escombreiras das antigas minas de carvão. 

«Agora são os resíduos tóxicos que ali foram depositados e que ameaçam a saúde de toda a população. Quarenta anos depois, do carvão aos resíduos, a luta é a mesma», lê-se na sinopse do filme, que passa esta sexta-feira, às 21h30, no Auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui