Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|São Pedro da Cova

Postais contra crime ambiental entregues esta quarta-feira a António Costa

São milhares os postais assinados pela população a exigir a remoção total dos resíduos perigosos, que a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai entregar no dia 19 ao primeiro-ministro.

Créditos / AbrilAbril

A entrega na residência oficial do primeiro-ministro está marcada para as 11h desta quarta-feira e é o culminar da acção lançada pela autarquia no mês de Maio com o objectivo de denunciar o crime ambiental e, «uma vez mais», exigir do Governo a remoção das 125 mil toneladas de resíduos perigosos que ainda estão depositadas em São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar.

A Junta de Freguesia explica que, face aos sucessivos adiamentos, «não demonstrando especial atenção a uma situação de gravidade extrema, mesmo depois de o primeiro-ministro ter referido que esta situação seria uma prioridade para este Governo», a entrega dos postais assinados por milhares de pessoas é mais uma forma de manifestar o descontentamento da população.

«Temos feito manifestações e vigílias, comunicados, nunca daremos por terminada a nossa luta. A população exige a rápida retirada dos resíduos. E se o Ministério do Ambiente, ao qual dirigimos muitos pedidos de audiência, mas sem resposta, não resolve a situação, temos de nos dirigir às entidades máximas», afirmou em Maio o presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Pedro Vieira (CDU).

Foi entre 2001 e 2002 que toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996, na Maia, foram depositadas nas escombreiras das minas de carvão de São Pedro da Cova. A primeira fase de remoção (105 mil toneladas) foi concluída em Maio de 2015. Entretanto, descobriu-se que existiam mais resíduos tóxicos depositados nos solos da localidade, num total de 125 mil toneladas, que, em vários casos, estão localizados perto da população. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui