|Área Metropolitana de Lisboa

Passes Navegante mantêm preços em 2020

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) não vai actualizar os preços das diferentes modalidades do Navegante, no próximo ano, em nome da estratégia de promoção da utilização dos transportes públicos. 

Desde o passado dia 1 de Abril que os utentes da AML pagam menos pela utilização dos transportes públicos colectivosCréditosTiago Petinga / Agência Lusa

«A Área Metropolitana de Lisboa decidiu que os valores dos passes Navegante se mantêm iguais em 2020, apesar da Taxa de Actualização Tarifária (TAT) de 0,38%, decretada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes», lê-se numa nota à imprensa da AML. 

A decisão de não aumentar os valores das diferentes modalidades do passe Navegante integra-se na estratégia de promoção dos transportes públicos colectivos, tendo sindo tomada pela AML, em articulação com as autoridades de transportes e após auscultação da ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros.

O passe Navegante Municipal, que adopta o nome de cada um dos 18 concelhos da AML, mantém o valor de 30 euros em 2020, enquanto o Navegante Metropolitano, de acesso à rede global de transportes colectivos em todos os 18 concelhos da área metropolitana, continua com um custo de 40 euros.

Também nas variantes Navegante Municipal Família e Navegante Metropolitano Família, no valor de 60 e 80 euros, respectivamente, os preços seguem inalterados em 2020.

O Navegante inclui ainda as modalidades Navegante 12, gratuito para crianças até aos 12 anos, e o Navegante +65, destinado à população sénior, reformados e pensionistas, com um custo de 20 euros. 

Tópico