Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|SNS

Concelhos de Viseu exigem centros de saúde a funcionar normalmente e com médicos

As comissões de utentes dos serviços públicos de saúde de Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva vão entregar um abaixo-assinado na próxima terça-feira contra situação «inadmissível». 

Créditos / Pixabay

«Os cidadãos abaixo-assinados exigem que se reponha desde já os horários normais de funcionamento dos Centros de Saúde, com a permanência dos médicos, dos enfermeiros e dos técnicos de saúde estipulados nos respectivos quadros de pessoal clínico», lê-se na moção que as comissões de utentes vão entregar em mãos, na próxima terça-feira, aos responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, com quem pretendem reunir-se. 

As comissões denunciam que nos centros de saúde de Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, há utentes sem médico ou enfermeiro de família e o horário de atendimento foi reduzido. Não bastasse, o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) «foi extinto», refere o documento a que o AbrilAbril teve acesso.

Em Mangualde e em Sátão, aos fins-de-semana, só há atendimento até às 14h, e em Penalva do Castelo e Vila Nova de Paiva não existe de todo, alertam as estruturas, acrescentando que, nos dias feriado, os centros de saúde dos quatro concelhos estão encerrados. 

«Hoje há consultas por efectivar, análises e receitas de medicamentos para doenças crónicas por passar», denunciam as comissões de utentes, salientando que se trata de uma situação «absolutamente insustentável, inadmissível e desrespeitadora do direito à saúde».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui