«A intervenção gera um novo espaço central» na vila de Grândola, afirma o comunicado da comissão organizadora dos prémios FAD, criados em 1958 pelo arquitecto catalão Oriol Bohigas. «A relação e a sucessão de espaços públicos e colectivos gerados pela Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola coloca novos desafios à arquitectura pública».
O Prémio FAD tem como objectivo selecionar, anualmente, os melhores projectos nas áreas da Arquitectura e Interiorismo na Península Ibérica.
O projecto dos arquitectos Pedro Matos Gameiro e Pedro Domingos foi vencedor na categoria de Cidade e Paisagem, prémio que distingue «formas diferentes de criar espaços participativos nas cidades». O mesmo prémio foi atribuído, ex-aequo, a outra obra com um impacto central numa localidade espanhola, em Olot, na Catalunha.
A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola foi inaugurada em Abril de 2021. O objectivo da Câmara Municipal de Grândola, que financiou o projecto (com o apoio do Alentejo2020), é o de estabelecer um centro cívico e cultural na vila, capaz de se «constituir como um pólo agregador e potenciador da oferta cultural», tornando-se um lugar de referência no acesso à cultura.