|Venezuela

Venezuela e Rússia, unidas na luta contra o intervencionismo

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, deslocou-se a Moscovo, com o intuito de reforçar a cooperação bilateral. Sergei Lavrov reafirmou o apoio e a solidariedade da Rússia ao país caribenho.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, cumprimentam-se no decorrer da reunião protocolar que mantiveram em Moscovo
Créditos / mppre.gob.ve

No âmbito da viagem à Rússia, a dignatária venezuelana manteve várias reuniões com representantes governamentais russos, visando o reforço da cooperação e da agenda bilateral entre ambos os países.

Esta quarta-feira, num encontro protocolar com Sergei Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Delcy Rodríguez agradeceu ao governo russo o apoio contra o intervencionismo dos EUA e dos seus aliados.

«Trago o agradecimento pessoal do presidente Maduro ao governo russo pelo apoio que dá ao governo da Venezuela», declarou Rodríguez no encontro realizado em Moscovo, tendo acrescentado que a Rússia se afirmou em defesa de «todos os povos que lutam pela independência e a soberania», indica a TeleSur.

Na sua conta de Twitter, Delcy Rodríguez caracterizou como «extraordinário» o encontro com Lavrov, no qual «foi abordada a ampla e diversa cooperação bilateral [entre ambos os países], bem como a agenda internacional em defesa da Carta das Nações Unidas. A Rússia e a Venezuela rejeitam qualquer forma de intervencionismo», sublinhou.


Por seu lado, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros reafirmou o apoio do governo da Federação Russa ao governo de Nicolás Maduro, face às constantes medidas coercitivas e unilaterais impostas pelos Estados Unidos contra o país sul-americano e que se intensificaram recentemente, com o bloqueio económico, financeiro e comercial declarado por Donald Trump.

O diplomata declarou, no encontro em Moscovo, que a Rússia vai continuar a defender, juntamente com a Venezuela, os princípios do Direito Internacional.

«Seremos solidários com vocês [em alusão à Venezuela], defenderemos o direito de cada povo a escolher os seus próprios caminhos de desenvolvimento e opor-nos-emos categoricamente a qualquer método ilegítimo e unilateral de chantagem e de pressão», frisou Lavrov.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui