Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Turquia reforça presença militar na Síria

A Turquia está a mobilizar efectivos e equipamento pesado para o território sírio ocupado próximo de Manbij. A cidade é a única do Rojava a oeste do Eufrates fora do controlo das forças pró-turcas.

Tanques turcos em Jaraubus
Tanques turcos em JaraubusCréditosSEDAT SUNA / EPA

Cerca de 35 tanques e diverso equipamento pesado chegou ontem ao início da noite à fronteira turco-síria, tendo atravessado em direcção ao território sírio ocupado, no âmbito da Operação Escudo do Eufrates.

A mobilização armada turca está a concentrar-se entre Jarabulus e Manbij, junto a uma àrea próxima do rio Sajur (afluente do rio Eufrates). Na cidade, sob controlo curdo, estão estacionadas as forças do Conselho Militar de Manbij. A única ligação do território ao resto do Rojava é assegurada por duas pontes sobre o rio Eufrates.

De momento, a Aljazeera aponta para cerca de 100 veículos estacionados na àrea, entre os quais dezenas de tanques, camiões, diversas peças de artilharia, como obuses, entre outros tipos de equipamento.

As movimentações militares decorrem dias depois do anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, ter ordenado a retirada de 2000 militares colocados na Síria, à revelia do direito internacional, alegando vitória sobre o Daesh.

Os militares norte-americanos apoiavam as autodenominadas Forças Democráticas da Síria (FDS), a principal força política no Curdistão sírio, que têm servido como o seu principal aliado na Síria e que, neste momento, controla quase todo o território a leste do rio Eufrates.

Todavia, a Turquia encara as SDF como uma organização terrorista, sobretudo as Unidades de Protecção Popular (YPG), que vê como associadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Nos últimos dois anos, a Turquia realizou várias operações militares em partes do Norte da Síria, com os nomes código Operação Escudo Eufrates e Operação Ramo de Oliveira. De momento, ocupa Afrin e uma àrea significativa do Noroeste sírio.

Na semana passada, o presidente turco Erdogan anunciou planos para iniciar uma nova operação militar na Síria, contra as forças turcas, tendo anunciado o seu adiamento após o anúncio de retirada dos EUA.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui