Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Síria e Irão denunciam concentração de tropas dos EUA na fronteira sírio-iraquiana

O ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Faisal Mekdad, e o seu homólogo iraniano condenaram a concentração de forças militares norte-americanas ao longo da fronteira da Síria com o Iraque.

Créditos / PressTV

Numa conferência de imprensa conjunta em Damasco, esta quarta-feira, Mekdad e Hussein Amir-Abdollahian «manifestaram preocupações com os esforços aparentes do Pentágono para juntar tropas e grupos rebeldes ao longo da fronteira sírio-iraquiana, desde a província de Hasakah, no Nordeste, até perto da base norte-americana em al-Tanf, na região Sudeste», indica a agência Xinhua.

«O objectivo da concentração de forças militares norte-americanas na fronteira iraquiana com a Síria é o de pressionar o Estado sírio para que altere os seus posicionamentos de princípio, mas Washington não o conseguirá», disse o chefe da diplomacia síria durante a conferência de imprensa conjunta con Abdullahian.

Faisal Mekdad acrescentou que Bagdade confirmou às autoridades em Damasco que não irá permitir que se lance uma agressão a partir do seu território. «Aplaudimos esta atitude dos nossos vizinhos, e nem os Estados Unidos nem a sua Coligação conseguirão influenciar negativamente as relações sírio-iraquianas», disse.

«Washington não pode tornar reais as suas ameaças, e, se o fizer, terá pela frente a Síria, que resistiu ao terrorismo e ao bloqueio impostos por Washington, que representa a outra face do terrorismo», esclareceu o ministro, citado pela Prensa Latina.

Por seu lado, o ministro iraniano, Amir-Abdollahian, referiu que os Estados Unidos devem deixar de prejudicar os povos da região. «Aconselhamos os soldados norte-americanos a regressar a casa e também aconselhamos os líderes dos EUA a abandonar a região e a tratar da sua vida», disse o chefe da diplomacia persa.

Denunciando que os EUA reorganizam os grupos terroristas e desestabilizam a Síria por via da sua presença ilegal no território do país árabe, Amir-Abdollahian afirmou que «ninguém poderá bloquear as estradas que ligam os vários países da região», em alusão às ameaças norte-americanas de cortar a via rodoviária que liga Irão, Iraque, Síria e Líbano.

A conferência de imprensa conjunta na sede do Ministério sírio dos Negócios Estrangeiros integrou-se na visita oficial que o responsável do Irão – país com o qual a Síria mantém uma aliança estratégica há décadas, reforçada durante a guerra terrorista imposta desde 2011 – efectuou a Damasco entre 29 e 31 de Agosto.

Da capital síria, o diplomata iraniano seguiu ontem para Beirute, capital libanesa, em visita de trabalho – a terceira que realiza ao país dos cedros este ano, depois das efectuadas em Janeiro e em Abril.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui