Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cooperação

Rússia assume presidência do BRICS e prepara-se para realizar múltiplos eventos

A Rússia tem prevista a realização de cerca de 200 eventos no âmbito da sua presidência do grupo BRICS, incluindo uma dezena a nível ministerial, anunciou o ministro russo dos Negócios Estrangeiros.

Bandeiras dos cinco países-membros do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul 
Bandeiras dos cinco países-membros do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul Créditos / Global Times

A 1 de Janeiro, a Rússia assume a presidência do BRICS, lembrou Sergei Lavrov, esta quarta-feira, no Conselho da Federação (Senado). Acrescentou que a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do grupo terá lugar no Verão, na cidade de Nizhny Novgorod.

Na ocasião, Lavrov sublinhou que o grupo BRICS, integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é «um dos pilares da ordem mundial multipolar emergente».

«Vamos promover uma integração fluida de novos participantes nas estruturas de trabalho do BRICS e esperamos chegar à cimeira da associação, que terá lugar na cidade de Cazã, no próximo mês de Outubro, com um conjunto de decisões políticas, de segurança, financeiras e económicas, culturais e humanitárias», acrescentou.

Segundo revela o portal tvbrics.com, «espera-se que os seis países que foram convidados para a associação possam estar presentes enquanto participantes plenos». Trata-se de Argentina, Egipto, Etiópia, Irão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

No entanto, o novo presidente argentino, Javier Milei, e membros do seu executivo deram indicações de que o país austral «não entrará no BRICS».

Em Cazã são esperados 26 líderes de diversos países, indica o portal, acrescentando que a lista de países-candidatos a tornarem-se novos parceiros do grupo será aprovada na cimeira de associação de Outubro.

Em declarações recolhidas pelo tvbrics.com, Pavel Knyazev, representante da Rússia no grupo, disse que não arrisca agora fazer qualquer prognóstico. «A cimeira de Joanesburgo incumbiu os líderes de elaborarem as modalidades da nova categoria de parceiros, além de chegarem a um acordo sobre a lista de candidatos para essa categoria», acrescentou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui