Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Quatro agricultores vítimas de nova explosão de mina na Síria

Três mulheres e um homem foram hospitalizados, este domingo, depois de terem feito explodir uma mina deixada por terroristas num campo agrícola da província de Deir ez-Zor (Nordeste da Síria).

imagem de arquivo Créditos / Prensa Latina

As autoridades locais revelaram que as vítimas são todos agricultores, três mulheres e um homem de 32 anos, e que foram levados para um hospital na capital da província, Deir ez-Zor.

O incidente, refere a Sana, ocorreu quando os agricultores fizeram explodir o artefacto «deixado para trás por grupos», numa área agrícola da região de al-Baghiliyah, localizada cerca de 450 quilómetros a nordeste de Damasco.

Em Junho último, dois menores perderam a vida e outras três pessoas ficaram feridas devido à explosão de uma mina deixada pelos grupos terroristas em campos de pistácios, nas imediações da cidade de Suran (província de Hama), na região central do país árabe.

Todos os anos, dezenas de pessoas morrem, na Síria, devido à explosão de minas que os grupos terroristas disseminaram por casas, estradas e terrenos agrícolas antes de se retirarem das zonas que ocupavam, tendo em conta o avanço do Exército Árabe Sírio.

Dados recolhidos pelo Crescente Vermelho Árabe Sírio apontam para 5070 mortos e mutilados entre 2018 e 2022 devido à explosão de minas.

Por seu lado, o Serviço de Acção Anti-minas das Nações Unidas (UNMAS) revelou que, entre 2015 e 2022, cerca de 15 mil pessoas morreram ou ficaram feridas como resultado da explosão de minas no país levantino.

De acordo com o organismo, a Síria é um dos lugares do mundo com mais acidentes deste género, o que se fica a dever à longa vida útil das minas, ao facto de elas terem sido amplamente espalhadas pelo país, à falta de meios para o combate e a dificuldades extra, como a presença de tropas estrangeiras no país.

O delegado sírio junto dos organismos das Nações Unidas em Genebra, Husam al-Din Alaa, revelou que o Exército Árabe Sírio conseguiu desmantelar mais de 180 mil minas e outros artefactos explosivos.

Em simultâneo, o diplomata denunciou que a ocupação estrangeira e a presença de grupos terroristas nalgumas regiões do país dificultam o trabalho de desminagem.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui