|Saara Ocidental

Missão educativa cubana em Tinduf distinguida por Brahim Ghali

No âmbito do Dia Nacional da Educação, Brahim Ghali, Presidente da República Árabe Saarauí Democrática (RASD), distinguiu os membros da missão cubana pelo seu trabalho junto dos jovens saarauís.

Entrada da Escola Simón Bolívar, nos acampamentos de refugiados de Tinduf Créditos / asoc.umdraiga.com

O Ministério saarauí da Educação Nacional e Formação Profissional assinalou, na última quarta-feira, o Dia Nacional da Educação num evento, celebrado na wilaya de Smara, que contou com a presença do Presidente da República e secretário-geral da Frente Polisário, Brahim Ghali, de representantes do executivo saarauí e de várias organizações e docentes nas províncias (wilayas) que constituem os acampamentos de refugiados de Tinduf (Sudoeste da Argélia).

Na ocasião, Ghali aproveitou para homenagear o trabalho humanitário e educativo que é desenvolvido pela missão cubana desde a fundação da Escola Nacional de Ensino Básico e Secundário Simón Bolívar, em 2012, na wilaya de Smara.

A chefe da missão educativa cubana na RASD, Yaritza Benavides, que dá aulas na Simón Bolívar, afirmou que a instituição «é um modelo exemplar e um símbolo de cooperação entre os povos» – indica a Sahara Press Service (SPS) –, ao referir-se à cooperação existente entre a RASD, a Venezuela e Cuba no que toca ao projecto educativo que a escola mantém.

Benavides disse ainda que «os debates sobre a cooperação e o conteúdo da formação e a educação em todas as áreas educativas e pedagógicas visam incutir valores de dignidade, cooperação e libertação», salientando que «a missão cubana realiza esta tarefa aprendendo simultaneamente com a experiência saarauí».

«Os membros da missão educativa vão prosseguir o seu trabalho para assegurar o êxito do projecto e a concretização dos seus objectivos de formar os futuros profissionais da República Saarauí», notou.

Primeira escola com o nome do Libertador em África

No final de Maio de 2025, a Escola Simón Bolívar foi palco da nona cerimónia de formatura de estudantes do ensino secundário, que contou com a participação de representantes do Ministério da Educação de Cuba e do encarregado de negócios da Embaixada da Venezuela em Argel, Gabriel Torrealba.

Jatri Aduh, ministro da Educação Nacional e Formação Profissional da RASD, presidiu à cerimónia, na qual reconheceu o papel cimeiro que os povos de Cuba e da Venezuela assumem no apoio à causa saarauí, e destacou o trabalhado realizado pelos docentes cubanos numa escola que, disse, é a primeira fundada no continente africano com o nome do Libertador e por isso motivo de orgulho para o povo saarauí.

A Escola Simón Bolívar, na wilaya de Smara dos acampamentos de refugiados de Tinduf, abriu em 2012 como resultado da cooperação trilateral Venezuela-Cuba-RASD, tornando-se um símbolo de resistência e de esperança para o povo saarauí no caminho para um futuro soberano.

Os seus 14 anos de actividade, referem as autoridades cubanas, proporcionaram a formação a 209 estudantes saarauís.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui