Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Mais de 200 escolas reconstruídas na província de Alepo

Pelo menos 210 centros de ensino, total ou parcialmente destruídos pela guerra terrorista imposta ou pelo terramoto, foram reconstruídos na província de Alepo, no Norte da Síria.

Créditos / Prensa Latina

A informação foi divulgada esta segunda-feira pela Direcção de Educação no país levantino, responsável pelas obras de reconstrução e manutenção das infra-estruturas escolares.

As 210 escolas recuperadas sofreram danos ou foram inteiramente destruídas por ataques terroristas, no contexto da guerra de agressão imposta ao país árabe.

O grande terramoto de Fevereiro último e as réplicas que atingiram o Norte da Síria e, em maior medida, o Sudeste da Turquia também foram responsáveis por danos.

Isto mesmo foi dito à Sana pelo director da Educação na província de Alepo, Mustafa Abdel-Ghani.

O responsável esclareceu ainda que os trabalhos de reconstrução ou recuperação foram realizados em cooperação com organizações internacionais e entidades não governamentais, e que, nesse processo, foi tido em conta o modelo moderno de construção escolar.

O número de escolas a funcionar em Alepo é de 1881, que dão resposta às necessidades educativas de mais de 600 mil estudantes, explicou o funcionário.

Disse ainda que, depois da conclusão dos trabalhos em 210 escolas, foi alcançado um acordo com organizações internacionais com vista à reabilitação de mais 374.

De acordo com o Ministério sírio da Educação, o número de centros de ensino danificados ou destruídos na sequência dos terramotos de Fevereiro é superior a 1450, enquanto centenas foram afectados por ataques terroristas.

Dois menores em Deir ez-Zor: minas deixadas pelos terroristas continuam a matar

Dois irmãos, de dez e 12 anos, perderam a vida, no domingo, ao pisarem uma mina deixada pelo Daesh na cidade de al-Bukamal, na província de Deir ez-Zor, junto à fronteira com o Iraque.

O presidente do município, Jubal al-Sayer, disse à Sana que a mina se encontrava num dos edifícios abandonados do Bairro de Insha’at, provocando a morte dos dois menores.

De acordo com o departamento anti-minas da ONU na Síria, entre 2015 e 2022, cerca de 15 mil pessoas morreram ou ficaram feridas como resultado da explosão de minas no país árabe.

O delegado sírio junto dos organismos das Nações Unidas em Genebra, Husam al-Din Alaa, revelou que o Exército Árabe Sírio conseguiu desmantelar mais de 180 mil minas e outros artefactos explosivos.

O diplomata denunciou que a ocupação estrangeira e a presença de grupos terroristas nalgumas regiões dificultam o trabalho de desminagem.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui