Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Cuba

«Festa pelo cinema cubano»: para celebrar os 65 anos do Icaic

De 22 a 31 de Março, a «Fiesta por el Cine Cubano» levará cinema às salas de grande parte do país, anunciou Alexis Triana, presidente do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas (Icaic).

Imagem de 'Historias de la revolución' (1960), de Tomás Gutiérrez Alea
Imagem de 'Historias de la revolución' (1960), de Tomás Gutiérrez Alea, que será exibido na Festa Créditos / Cubarte

A festa é dedicada aos 65 anos da instituição, que foi fundada por Alfredo Guevara a 24 de Março de 1959, pouco mais de dois meses após o triunfo da Revolução.

No âmbito deste projecto de celebração, têm estado a ser pintadas e reparadas cinco salas que fazem parte do Proyecto 23, no Vedado de Havana, espaços que passarão a contar com tecnologia de qualidade tanto para a exibição de cinema como de som.

Ao longo do festival, haverá conferências de manhã e, à tarde, debates, que contarão com a presença de especialistas do sector, nomeadamente Prémios Nacionais e trabalhadores que deixaram a sua marca na cinematografia cubana ao longo destes 65 anos, informou Triana em contacto recente com a imprensa.

À noite, nos cinemas 23 y 12, La Rampa, Riviera, Yara e Acapulco, serão exibidas estreias, filmes que foram pouco vistos no último Festival do Novo Cinema Latino-americano, em Havana, bem como clássicos da cinematografia cubana anteriores e posteriores à criação do Icaic.

Alexis Triana informou ainda que o festival de cinema será uma festa das artes, com contributos de inúmeras instituições culturais do país, de tal modo que se prevê que cada sessão seja um espectáculo com actuações de dança, música e teatro, em sintonia com o tema de cada filme.

No âmbito do evento, serão exibidos 40 filmes da cinematografia nacional só na Cinemateca de Cuba, onde haverá ainda uma homenagem ao realizador Manuel Octavio Gómez, que este ano cumpre 90 anos de vida, revela o portal cubacine.icaic.cu.

No entanto, os organizadores sublinham que a festa é extensiva a todo o país. Em coordenação com os centros provinciais de cinema, às diversas províncias chegará uma selecção de filmes que inclui clássicos restaurados e filmes de animação, que devem ser projectados não apenas em salas de cinema, mas também nas comunidades.

Para as diversas actividades, entre as quais se incluem a entrega do Prémio Nacional de Cinema 2024 e o Selo Comemorativo 65 Icaic, foram convidados pela instituição representantes das cinematografias russa, dominicana e mexicana, além de outros da América Latina.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui