Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|China

«Dólar transformou-se em arma ocidental contra as nações do mundo», afirma al-Assad

Em encontros com o primeiro-ministro chinês e o presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional, Bashar al-Assad destacou o papel que a China assume no mundo actual.

Bashar al-Assad e Li Qiang, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, a 25 de Setembro de 2023 
Bashar al-Assad e Li Qiang, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, a 25 de Setembro de 2023 CréditosRao Amin / Xinhua

No âmbito da visita oficial que está a realizar à China, o presidente da Síria foi recebido esta segunda-feira, em Pequim, pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang, com quem dialogou e a quem expressou a ideia de que a amizade e a confiança bilateral assentam em princípios firmes, sobre os quais é possível avançar para o futuro.

«A relação entre os nossos dois países poderia ganhar mais força com as três iniciativas propostas pelo presidente Xi Jinping para desenvolver a cooperação nas áreas económica e cultural, e criar projectos de investimento conjuntos dentro da Iniciativa Cinturão e Rota», disse al-Assad.

O presidente sírio afirmou ainda que «a maior parte dos países espera com interesse que o yuan chinês se torne uma moeda mundial, para nos desfazermos do dólar, que se transformou numa arma ocidental contra as nações do mundo».

No mesmo encontro, al-Assad agradeceu ao governo chinês pelo apoio ao país levantino na guerra contra o terrorismo e para enfrentar as sequelas do desastre causado pelo terremoto.

Reunião sino-síria, esta segunda-feira, em Pequim / Sana

A este propósito, Li Qiang reafirmou o interesse do seu país na reconstrução e na consolidação da estabilidade no país árabe.

«O desenvolvimento na Síria enfrenta sanções e cerco e, como tal, a China deseja aproveitar a oportunidade para anunciar o estabelecimento de relações estratégicas para prestar apoio e transformar as vantagens geográficas da Síria em desenvolvimento e oportunidades», disse Li.

Esperança no papel da China para criar um mundo de benefícios para todos

Também na capital, Bashar al-Assad reuniu-se com o presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Lijie, a quem expôs a expectativa que o seu país deposita na China e nas iniciativas propostas por Xi Linping para «a transição do velho mundo, que depende da força, para o novo mundo, que se baseia na moral», indica a Sana.

«A Síria espera com interesse o papel da China no presente e no futuro, na busca do benefício comum para os povos, em vez de lucro à custa dos outros», disse o presidente sírio.

Por seu lado, o presidente do principal órgão legislativo da China defendeu o aprofundamento da colaboração amigável, para salvaguardar os interesses comuns e promover o desenvolvimento da associação estratégica bilateral.

Zhao, refere a Xinhua, afirmou o conceito chinês de construção de uma comunidade de futuro partilhado para a humanidade, tendo manifestado a disponibilidade para trabalhar com a Assembleia Popular da Síria, com o intuito de fortalecer os laços e as trocas a todos os níveis.

Visita produtiva, olhando cada vez mais para Leste, para o Oriente

O presidente sírio chegou ao país do Extremo Oriente na última quinta-feira, tendo assistido à inauguração dos XIX Jogos Asiáticos, na cidade de Hangzhou (província oriental de Zhejiang).

O chefe de Estado também se reuniu com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, com quem decidiu estabelecer uma associação estratégica entre ambos os países.

Além disso, subscreveram um acordo de cooperação económica bilateral, um memorando de entendimento para o intercâmbio e a colaboração na área do desenvolvimento económico, e um memorando de entendimento sobre o plano de cooperação no quadro da Iniciativa Cinturão e Rota.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui