Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Discurso «vergonhoso» de Tajani contra a Venezuela não passa em claro

Deputados da GUE e da esquerda latino-americana denunciaram a intervenção «colonialista» contra a Venezuela por parte do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, na abertura da sessão solene das reuniões da EuroLat, em Florença.

Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu
Antonio Tajani, presidente do Parlamento EuropeuCréditos / europarl.europa.eu

Antonio Tajani dedicou uma parte do seu discurso de boas-vindas, na abertura da sessão solene das reuniões da EuroLat – agendadas para a cidade italiana de Florença, entre 22 e 24 de Maio –, «a ofender e a agredir uma vez mais o Governo e o Povo venezuelano, com um discurso intervencionista e colonialista», lê-se na «Resposta à Agressão do Presidente do Parlamento Europeu, Sr. Antonio Tajani, à República Bolivariana da Venezuela».

Esta declaração foi subscrita pelos deputados João Pimenta Lopes, Eleonora Forenza e Estefania Torres (pela Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde) e por dois deputados da Venezuela, um de Cuba, cinco da Bolívia, dois da Nicarágua, três do Uruguai, dois da Argentina e um das Honduras, que integram a Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat).

Tajani segue «o mesmo guião promovido pelo imperialismo que, aliado à direita internacional, gera uma escalada de violência na Venezuela destinada a justificar uma intervenção estrangeira e o derrube do Governo democraticamente eleito do presidente Nicolás Maduro», salientam os subscritores do documento.

Num espaço – EuroLat – que tem como um dos seus objectivos promover a integração entre ambas as regiões, os deputados consideram a atitude de Tajani uma «falta de respeito perante o fórum parlamentar e a República Bolivariana da Venezuela», e, manifestando a sua «indignação e protesto», decidiram abandonar o local.

«Solidariedade reafirmada»

Os deputados da GUE/NGL na EuroLat também se posicionaram sobre as declarações de Antonio Tajani em Florença, afirmando que assumiu «uma atitude de agressão a um povo soberano».

Para os deputados da GUE/NGL que integram a EuroLat, da qual João Pimenta Lopes (PCP) é vice-presidente, a intervenção do Senhor Tajani caracteriza-se pela «falta de diplomacia política» e é uma «tentativa de interferência (repetida noutras ocasiões) nos assuntos internos da República Bolivariana da Venezuela».

Mostrando-se conscientes do «perigo que representam certos comportamentos intervencionistas por parte da União Europeia na situação de um país irmão, que não respondem mais que ao interesse geoestratégico e eleitoralista das elites europeias», os deputados reiteram a sua solidariedade com o povo venezuelano e reconhecem o «papel fundamental do diálogo entre as partes para a superação da actual situação».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui