Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Itália

Calábria celebra acordo para garantir contratação de 500 médicos cubanos

Roberto Occhiuto, presidente da Calábria, anunciou a contratação de quase 500 médicos cubanos, que vão chegar à região italiana a partir de Setembro, tendo em conta a falta de pessoal médico.

O presidente da região da Calábria com a embaixadora cubana em Itália, Mirta Granda Averhoff, durante a cerimónia de assinatura do acordo na sede da missão diplomática cubana 
O presidente da região da Calábria com a embaixadora cubana em Itália, Mirta Granda Averhoff, durante a cerimónia de assinatura do acordo na sede da missão diplomática cubana Créditos / ecodellojonio.it

Occhiuto afirmou esta quarta-feira, em declarações divulgadas nas redes sociais e na imprensa, que «dezenas de médicos cubanos estão preparados para aterrar na Calábria a partir de Setembro».

Os profissionais do país caribenho vão realizar trabalho de apoio nos vários hospitais da região do Sul de Itália, tendo em conta os problemas que enfrentam há meses devido à falta de pessoal, afirmou o presidente regional, sublinhando que «a escola cubana de medicina está entre as melhores».

Segundo explicou, na região existem recursos para contratar e foram realizados vários concursos, mas as vagas continuaram por preencher, refere a Prensa Latina.

Neste sentido, começou a negociar com Cuba e a assinatura do acordo com a Embaixada em Itália foi agora concretizada. «Vão-nos fornecer 497 médicos, que vão prestar serviço nas nossas salas de atendimento hospitalar. Começamos em Setembro com umas dezenas de médicos, que vão integrar o nosso sistema de saúde», disse.

Occhiuto afirmou que, por norma, o seu executivo tem de enfrentar diversas emergências na área da Saúde mas sem contar com os meios humanos para tal, pelo que existe o risco de salas e hospitais inteiros serem encerrados. «Para evitar que isto aconteça, preciso de ter toda a caixa de ferramentas à minha disposição», disse. Daí a negociação com Cuba.

A negociação foi levada a cabo nos últimos meses com total discrição porque, entretanto, outras instituições públicas e privadas exploravam com persistência o mesmo caminho», referiu.

«Há meses que mantenho um diálogo proveitoso com o governo cubano», afirmou Roberto Occhiuto, recordando que os médicos do país caribenho «já ajudaram Itália, na Lombardia e no Piemonte, nos meses mais duros da pandemia» de Covid-19.

Expressando satisfação com a assinatura do «importante acordo», o presidente regional classificou-o como uma «oportunidade» para a Calábria e «uma forma concreta de dar respostas imediatas às necessidades dos cidadãos, prestando serviços adequadamente e garantindo o funcionamento operacional das infra-estruturas de saúde em toda a região».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui