Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Itália

Mais 120 médicos cubanos chegam a Itália

Os 120 médicos cubanos que acabaram de chegar a Itália juntam-se aos 51 especialistas que, desde o final do ano passado, contribuem para melhorar os cuidados médicos na região da Calábria.

Roberto Occhiuto, presidente da região da Calábria, com o novo grupo de médicos cubanos 
Roberto Occhiuto, presidente da região da Calábria, com o novo grupo de médicos cubanos Créditos / Prensa Latina

Segundo refere Il Quotidiano del Sud, à sua chegada, na sexta-feira à noite, ao aeroporto calabrês de Lamezia Terme, os médicos do país caribenho foram recebidos pelo presidente da região, Roberto Occhiuto, que lhes agradeceu por estarem ali.

«Nos últimos meses, os vossos colegas que chegaram à Calábria em Dezembro último deram um contributo fundamental à nossa região, para manter abertos os hospitais e dar respostas aos pacientes», disse Occhiuto.

O presidente da Calábria, no Sul da Península Itálica, disse que, quando anunciou que iria contratar médicos cubanos, foi muito criticado. «Hoje, todos em Itália me querem imitar», acrescentou, durante as boas-vindas ao novo grupo de especialistas cubanos.

«Há especialidades difíceis de encontrar, como emergência, ortopedia, cardiologia, e, entre os médicos cubanos que vieram agora, há especialistas nestas áreas», referiu o governante, que agradeceu ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, por ter ajudado a ultrapassar alguns problemas burocráticos, e à Universidade da Calábria, onde os médicos cubanos ficarão temporariamente alojados, de modo a fazerem um curso intensivo de italiano.

Por seu lado, o reitor da universidade, Nicola Leone, também agradeceu aos recém-chegados, «como calabrês», tendo-lhes dito que apreciava o «seu espírito de sacrifício e a sua disponibilidade».

«Interagi com os colegas que vos precederam e pude apreciar o entusiasmo e a vontade de participar numa missão importante», acrescentou Leone, durante a sessão de boas-vindas aos médicos, que nos próximos dias começam a trabalhar em centros de saúde de várias cidades calabresas, como Cosenza, Catanzaro, Crotone, Reggio e Vibo.

Em Agosto do ano passado, o presidente da região da Calábria já tinha firmado com a embaixadora cubana em Itália, Mirta Granda Averhoff, um acordo com vista a garantir a vinda de pessoal médico da Ilha para a região italiana.

A 23 de Maio último, refere a Prensa Latina, os ministros da Saúde de Cuba e Itália, José Ángel Portal e Orazio Schillaci, respectivamente, assinaram um Memorando de Entendimento, em Genebra (Suíça), sobre a colaboração nos âmbitos da Saúde e das Ciências Médicas.

Schillaci, que reconheceu os avanços de Cuba ao nível da Saúde e da investigação científica e biofarmacêutica, agradeceu então a ajuda que os médicos cubanos da Brigada Henry Reeve prestaram às regiões da Lombardia e do Piemonte, em 2020, durante o surto epidémico.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui