Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

Trabalhadores da Monliz voltam à greve

Sem actualização desde 2003, os trabalhadores da Monliz, empresa de transformação de produtos hortícolas congelados, fazem greve dia 5, também pela negociação do Contrato Colectivo de Trabalho no sector.

Trabalhadores da Monliz durante a greve realizada a 10 de Agosto de 2022 
Trabalhadores da Monliz durante a greve realizada a 10 de Agosto de 2022 Créditos / CGTP-IN

Os trabalhadores da unidade industrial sediada em Alpiarça aprovaram a realização da greve pelo «cumprimento da Convenção em vigor para o sector» do frio e pela «regularização dos horários de trabalho em regime de laboração contínua, nomeadamente um fim-de-semana por mês e duas folgas consecutivas semanais», revela em comunicado o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar (STIAC/CGTP-IN).

Em causa está também a negociação do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) para a indústria do frio, negociado entre a ALIF (Associação da Indústria Alimentar pelo Frio) e a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht/CGTP-IN), que não é alvo de negociações há 20 anos, desde 2003.

Com a greve do próximo dia 5, os trabalhadores da Monliz vão exigir igualmente «aumentos salariais dignos» e «o salário mínimo na empresa de 850 euros com efeitos imediatos», 35 horas de trabalho semanais e 25 dias úteis de férias anuais.

Reivindicam, ainda, o «direito ao dia do aniversário do trabalhador ou dos filhos até 12 anos», o «descanso compensatório pelo trabalho prestado em dia de descanso semanal obrigatório, complementar e feriados», bem como a «negociação do caderno reivindicativo para 2023».

Segundo revela o STIAC, no âmbito do dia da greve será realizada uma concentração na Zona Industrial de Alpiarça, com início previsto para as 9h30, que contará com a presença da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui