Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|precariedade

Trabalhadores açorianos em dificuldades

Aumenta o número de trabalhadores que auferem o salário mínimo na Região Autónoma dos Açores. São cada vez mais aqueles que estão em situação de pobreza, empobrecendo a trabalhar.

CréditosEduardo Costa / Agência Lusa

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Alimentação, Comércio e Escritórios, Hotelaria e Turismo dos Açores (SITACEHT Açores/CGTP-IN) manifesta, em comunicado, a sua preocupação com a situação laboral nos Açores, nomeadamente em relação aos baixos salários, às longas jornadas de trabalho, aos intensos ritmos de trabalho e às horas extraordinárias não remuneradas.

Horários desregulados, imposição de férias, limitação e negação de direitos de maternidade e paternidade, são algumas das arbitrariedades e atropelos à legalidade denunciadas pelo sindicato. Estas situações contribuem para limitar profundamente «a articulação da vida profissional, pessoal e familiar».

O SITACEHT Açores considera que a precariedade se tornou um flagelo nos Açores, através de «vínculos precários que, respondendo a necessidades permanentes, fazem da instabilidade e da incerteza do posto de trabalho o quotidiano das vidas» dos trabalhadores.

Trata-se de substituir trabalhadores com direitos por trabalhadores sem direitos, e da proliferação de: trabalhadores com contratos a prazo e falsos recibos verdes; trabalhadores à peça e à hora; trabalhadores de empresas de trabalho temporário ou outsourcing; trabalhadores no período experimental e falsos estágios.

O SITACEHT Açores/CGTP-IN sublinha a importância da contratação colectiva e do seu «papel estruturante na regulação do trabalho», enquanto «instrumento fundamental para uma mais justa distribuição da riqueza» e para a «consagração de direitos conquistados».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui