Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT/CGTP-IN) refere que pediu ao novo conselho de administração da RTP «aumentos salariais justos» em 2021 e a integração dos trabalhadores com vínculos precários nos quadros da estação pública.
As reivindicações foram transmitidas na primeira reunião realizada a pedido do STT com a nova direcção da RTP, esta segunda-feira, que se realizou à distância devido à pandemia de Covid-19, explica o sindicato em comunicado.
«Utilizámos esta primeira reunião para lembrar que em 2021 é necessário, urgente e inadiável que haja: aumentos salariais justos e actualização das cláusulas de expressão pecuniária, a resolução dos reenquadramentos pendentes, uma estrutura de carreiras que valorize e motive os trabalhadores, a integração dos trabalhadores precários nos quadros da RTP», sublinha o sindicato.
Segundo o STT, a administração enviou, no dia 11 de Junho, uma mensagem a todos os trabalhadores da estação sobre o seu «Projecto Estratégico para 2021/2023».
Nesta mensagem, o novo presidente. Nicolau Santos, assumiu que está empenhado no desenvolvimento das carreiras profissionais, no compromisso de que os trabalhadores têm o direito de evoluir e de que os reenquadramentos e as contratações têm de ser desbloqueados, tendo inclusive solicitado uma reunião ao Governo.
Estas intenções foram igualmente assumidas pelo conselho de administração na reunião com o STT.
Por sua vez, o sindicato reclama «a aplicação de relações laborais e políticas de recursos humanos que motivem os trabalhadores com vista à melhoria do futuro da empresa», lê-se no comunicado.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui