Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|horário de trabalho

Portugueses são dos que trabalham mais horas na União Europeia

Os portugueses trabalham mais três horas por semana do que a média da zona euro. Na última década, enquanto pela União Europeia (UE) diminuía, o tempo de trabalho semanal subiu meia hora em Portugal.

«O aumento salarial é possível e necessário para combater esta injustiça», realçou Jerónimo de Sousa
Os trabalhadores das actividades administrativas e dos serviços de apoio são os que cumprem mais horas semanais em PortugalCréditos / Revista Bit

Os portugueses cumpriram, em média, 39 horas e meia de trabalho semanal em 2017, mais meia hora do que em 2008. O valor é muito superior à média da UE (37 horas) e da zona euro (36 horas e meia) e a sua evolução nos dez anos anteriores diverge da tendência geral, segundo dados do Eurostat

Só na Bélgica e no Luxemburgo o tempo semanal de trabalho médio subiu mais do que em Portugal, mas mantém-se abaixo das 37 horas e meia em ambos os países. Excluindo sete dos últimos estados-membros a aderirem à UE, apenas os trabalhadores gregos cumprem uma jornada semanal superior à dos portugueses – 42 horas.

Há três países europeus em que os trabalhadores cumprem, em média, 35 horas ou menos por semana: Alemanha (35), Dinamarca (33) e Holanda (30). Nos três casos, o valor desceu entre 2008 e 2017.

Há uma década, Portugal não só estava mais próximo da média europeia como estava abaixo de um conjunto de sete países que actualmente têm semanas de trabalho que, em média, são inferiores a 39 horas e meia, nomeadamente Espanha.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui