Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|União Europeia-UE

Funcionários públicos a mais e bem pagos? Eurostat diz que não

Dados do insuspeito gabinete de estatística da União Europeia desmontam um mito: Portugal é dos estados-membros com menos funcionários públicos e com salários dos mais baixos.

Os funcionários públicos portugueses ganham cerca de metade da média europeiaCréditos / União das Freguesias de Évora

Só em quatro países da União Europeia (UE) o peso dos funcionários públicos é mais baixo do que em Portugal (15%): Itália, Holanda, Luxemburgo e Alemanha. Nos países escandinavos, por exemplo, esse valor é de entre 25% e 30%, segundo os dados do Eurostat noticiados pelo ECO.

Mas o «excesso de funcionários públicos» em Portugal não foi o único mito a cair com os dados publicados ontem pelo gabinete de estatísticas da UE; também são dos mais mal pagos, com um salário médio de pouco mais de metade em relação à média do espaço europeu.

Segundo as contas do ECO, os funcionários públicos portugueses ganham menos 1221 euros por mês (41 euros por dia) do que a média da UE e menos 1393 euros por mês (46 euros por dia) face à média da zona euro.

Os dados relativos aos salários são de 2014, o que significa que não contam com os três anos seguintes em que os salários se mantiveram congelados no sector público. Em 2017, as divergência devem ser ainda mais acentuadas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui