|Restauração

Greve na Ibersol marcada para 21 de Setembro

Os trabalhadores do grupo Ibersol, representante em Portugal de marcas como a Pizza Hut e o Burger King, cumprem greve ainda este mês. Exigem aumentos salariais e o fim da precariedade.

A Pizza Hut é uma das cadeias de restaurantes detidos pela Ibersol no sector ibérico
A Pizza Hut é uma das cadeias de restaurantes detidos pela Ibersol no sector ibéricoCréditosTerence Ong / Wikimedia Commons

Numa nota enviada às redacções, o Sindicato da Hotelaria do Norte (CGTP-IN) anuncia que os trabalhadores das empresas do grupo Ibersol, o maior grupo de restauração nacional e detentor de várias marcas na Península Ibérica – a Pizza Hut, Burger King, KFC, Pans, O Kilo, entre outras – decidiram avançar com um dia de greve a 22 de Setembro.

Entre as reivindicações estão o fim dos vínculos de trabalho precários, com a respectiva passagem a efectivos, como também o aumento dos salários, o pagamento do trabalho suplementar, a actualização das categorias e carreiras profissionais.

Além disso, os trabalhadores exigem a alteração dos regulamentos que os discriminam e penalizam gravemente, igualdade de tratamento na atribuição dos prémios e dois dias de descanso semanal consecutivos.

Para o Sindicato da Hotelaria do Norte, «o grupo Ibersol pode e deve pagar melhor e oferecer melhores condições de trabalho, já que em 2017 teve uma subida nos lucros de 34,1%, obtendo 31,2 milhões e os resultados do primeiro semestre de 2018 vão no mesmo caminho».

Tópico