Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|precariedade

Entre despedimentos, Tivoli Marina de Vilamoura recebe feira de emprego

A 5 de Fevereiro, o Hotel Tivoli Marina de Vilamoura hospedou a Feira de Emprego do Turismo no Algarve, mas SHA/CGTP alerta que unidade hoteleira «tem despedido e continua a despedir trabalhadores com contratos a prazo».

Hotel Tivoli Marina de Vilamoura, Algarve 
Hotel Tivoli Marina de Vilamoura, Algarve Créditos / SHA

O que se passa no Hotel Tivoli Marina de Vilamoura é apenas um exemplo do que acontece de forma generalizada em todo o sector do Turismo, lamenta o Sindicato de Hotelaria do Algarve (SHA/CGTP-IN): «imperam os vínculos contratuais precários e ilegais, incluíndo o trabalho ilegal e clandestino». Foram estes trabalhadores, mal pagos e precários, que asseguraram a realização da Feira de Emprego do Turismo no Algarve no centro de congressos desta unidade hoteleira.

A ironia não escapou ao SHA. Os trabalhadores do Hotel Tivoli Marina de Vilamoura podiam ter aproveitado a ocasião para dar «match em tempo real» (como o descreve a bolsa de empregabilidade que organizou o evento) com as mais de 70 empresas que procuravam profissionais para trabalhar, já que o seu actual empregador «tem despedido e continua a despedir trabalhadores com contratos a prazo que são necessários ao funcionamento do hotel durante praticamente todo o ano, deixando os mesmos desamparados e numa situação de instabilidade extrema».

No Hotel Tivoli Marina de Vilamoura «existem também trabalhadores chamados “extra fixos”, alguns à vários anos, que são contratados através de empresas de trabalho temporário, que também são indespensáveis ao normal funcionamento dos serviços que são prestados aos clientes durante todo o ano».

Embora 2023 tenha sido «o melhor da história» no sector do Turismo (segundo o secretário de Estado Nuno Fazenda), ano em que as empresas acumularam mais de 25 mil milhões de euros em receita, muitas unidades hoteleiras continuam a promover a exploração e a precariedade dos seus trabalhadores.

Em comunicado enviado ao AbrilAbril, o Sindicato da Hotelaria do Algarve repudia as práticas e a gestão da administração do Hotel Tivoli Marina Vilamoura, apelando a que todos os trabalhadores, «seja em que local de trabalho for», que se vêem confrontados com a cessação dos seus contratos, para não hesitarem em informar-se junto do sindicato «sobre a possibilidade de contestarem o despedimento e reclamarem a integração nos quadros de efectivos».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui