|precariedade

Enfermeiros pressionados para limpar o chão

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denuncia que, perante a falta de assistentes operacionais na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Campo/Caramulo, no concelho de Tondela, os enfermeiros estão a ser pressionados para executar actividades de limpeza.

Créditos / www.smu.edu.sg

Num comunicado, o SEP informa que tomou conhecimento da situação na sequência de uma intervenção sindical recente na unidade que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões.

«Tivemos conhecimento que, face à ausência de Assistentes Operacionais numa parte significativa do horário semanal de funcionamento desta unidade e no iminente alargamento desse horário aos fins-de-semana, ao abrigo do Plano de Contingência da Gripe, os enfermeiros estão a ser pressionados para desempenhar funções desses técnicos, nomeadamente na limpeza do chão e outros dispositivos clínicos», lê-se na nota.

O sindicato admite saber que «esta pressão é exercida em mais unidades deste agrupamento, aparentando uma inércia na resolução dos problemas de fundo desta instituição».

Acrescenta ainda que, atendendo a que as funções dos enfermeiros «estão integral e claramente definidas», repudia a «tentativa de atropelo que é feita à legislação e aos diplomas legais que regem a enfermagem e os seus cuidados».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui