Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Grandes superfícies

Apoio à família levou a cortes na Sonae e Jerónimo Martins

Estas empresas, que receberam os apoios da Segurança Social referentes ao período em que os trabalhadores estiveram ausentes, não asseguraram o pagamento dos subsídios de Natal.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

As empresas de grande distribuição Jerónimo Martins e Sonae não pagaram o valor integral do subsídio de Natal de 2020 aos trabalhadores que estiveram em assistência a filhos, denuncia em comunicado o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (CESP/CGTP-IN).

Sublinhando que estes trabalhadores, na sua maioria mulheres, não estiveram em casa «por opção» mas em virtude do encerramento das escolas e jardins de infância no âmbito das medidas de combate à epidemia, o sindicato defende que as empresas não podem «imputar responsabilidades» aos trabalhadores e prejudicá-los nos seus rendimentos.

O CESP sublinha que se trata de trabalhadores que estiveram «sempre na linha da frente» e que recebem, na sua maioria, o salário mínimo nacional.

Por outro lado, não compete à Segurança Social pagar a prestação compensatória de subsídio de Natal, na medida em que pagar os duodécimos de subsídio de Natal referentes ao período em que os seus trabalhadores estiveram a receber o apoio à família é responsabilidade das entidades empregadoras, lembra a organização sindical.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui