Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|aumentos salariais

Acordo para aumentos salariais nas Águas de Portugal

O acordo negociado pelo STAL/CGTP-IN e a Fiequimetal/CGTP-IN garante a valorização salarial imediata nas Águas de Portugal, de 52 a 70 euros, um primeiro passo para a «devida e justa valorização» de quem trabalha.

Concentração de dirigentes, activistas e trabalhadores da Águas de Portugal, Lisboa, 20 de Janeiro de 2022 
Concentração de dirigentes, activistas e trabalhadores da Águas de Portugal, Lisboa, 20 de Janeiro de 2022 CréditosRodrigo Antunes / Agência Lusa

Quem luta nem sempre ganha, mas quem não luta perde sempre. Não foi o caso dos trabalhadores das Águas de Portugal, grupo que integra um conjunto de empresas que abastecem mais de sete milhões de portugueses. Após um intenso período de acção reivindicativa, foi alcançado na sexta-feira um acordo para aumentos significativos nos salários.

Os salários mais baixos sofreram um aumento de 70 euros, 52 euros para os os salários até aos 2500 euros e todos os restantes trabalhadores alcançaram aumentos de 2%. Em comunicado enviado ao AbrilAbril, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL/CGTP-IN), uma das estruturas responsáveis pela negociação, valoriza o facto de o salário mais baixo na empresa ser agora de 830 euros.

A base da carreira para técnicos superiores passará a ser de 1 320 euros, ficando assim alinhada com a Administração Pública. Ficou ainda acordada a valorização de um escalão para técnicos e técnicos operativos, «sempre que tenham uma antiguidade igual ou superior a 10 anos».

Estes aumentos serão aplicados retroactivamente a Janeiro de 2023.

O processo de revisão do Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) em vigor na empresa arranca no dia 5 de Abril, cumprindo-se outra das reivindicações de muitas das acções de luta dos últimos meses. A discussão, que dará prioridade «às carreiras e tabelas salariais», terá por base a proposta apresentada pelo STAL e a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP-IN).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui