Manifestando «toda a solidariedade com as populações afectadas pela tempestade Kristin» e com todos «os que estão a sofrer as consequências desta intempérie», a União dos Sindicatos do Distrito de Leiria (USDL/CGTP-IN), em comunicado, endereça uma «especial saudação» a todos os que, no terreno, trabalhadores ou populares, procuram dar uma resposta às consequências da intempérie no distrito de Leiria.
«A resposta no terreno demonstrou, uma vez mais, o papel insubstituível dos trabalhadores na salvaguarda de vidas e bens e na resposta a todo o tipo de situações». Infelizmente, considera a USDL, as medidas anunciadas pelo Governo para proteger estes profissionais face à proclamada calamidade, «para além de tardias e insuficientes», optam por colocar o ónus nos recursos da Segurança Social.
A união de sindicatos critica a opção de aplicar «isenções de contribuições patronais para a Segurança Social» assim como recorrer ao lay-off simplificado, «debilitando, mais uma vez, a Segurança Social ao colocá-la no lugar que deve ser desempenhado pelo Orçamento do Estado e ter como origem verbas que advêm dos impostos».
Exigindo que nenhum trabalhador veja o seu rendimento diminuído ou os seus direitos reduzidos, a USDL defende garantir o pagamento dos vencimentos referentes a Janeiro superando as dificuldades de muitas empresas em processar os salários.
A USDL está, com os sindicatos da CGTP-IN no distrito, a realizar um levantamento da situação dos trabalhadores, estando já planeada «uma acção de contacto e esclarecimento com os trabalhadores no sentido de os mobilizar na defesa dos seus direitos» a realizar nos próximos dias. De qualquer forma, esta estrutura sindical está «disponível e operacional» para ajudar no esclarecimento de todas as «dúvidas em matérias de legislação laboral relacionadas com os direitos dos trabalhadores».
Qualquer trabalhador da região pode chegar ao contacto com a União dos Sindicatos do Distrito de Leiria através do telefone 244825756, o email [email protected] ou presencialmente, na morada Rua de S. Francisco, Bloco I, 2º Piso - E12, Terraços do Marachão. «Nenhum trabalhador tem de enfrentar dificuldades sozinho».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
