|saramago

Roteiro Literário Levantado do Chão

A Fundação José Saramago e a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo vão realizar ao longo deste ano de 2026 o Roteiro Literário Levantado do Chão, percorrendo os três percursos que o compõem.

CréditosInácio Rosa / Agência Lusa

Nos dias 27, 28 de Fevereiro e 1 de Março será realizado o Roteiro Literário Levantado do Chão, percorrendo os três percursos que o compõem. Para além deste percurso completo, ao longo do ano serão realizados percursos individuais: a 23 de Maio será realizado o percurso «Levantados deste Chão», de Lisboa a Montemor-o-Novo; no dia 26 de Setembro será a vez do percurso número 2, «A Resistência», e a 24 de Outubro o percurso número 3, «José Saramago em Monte Lavre».

Mais informações sobre estas iniciativas podem ser obtidas através do e-mail ou na página do Roteiro na Internet.

Entretanto, a Fundação José Saramago acolhe esta quinta-feira, dia 22, às 18h30, a sessão de lançamento do Guia para gerir incidentes e promover segurança na Cultura, editado por cinco associações do sector cultural: Acesso Cultura, BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, ICOM Portugal, Performart e REDE – Associação para a Dança Contemporânea.

Uma iniciativa que, segundo os promotores, tem a ver com o facto de, nos últimos tempos, o sector da Cultura ter «vindo a ser alvo de manifestações disruptivas – em alguns casos mesmo violentas, a nível psicológico e físico», com o objectivo de «condicionar a liberdade de criação e fruição cultural dos cidadãos em Portugal e de censurar exposições, livros, espetáculos e eventos públicos». Nesse sentido, para alem de questões como «o que está a acontecer? o que fazer (antes, durante e depois)? quais os nossos direitos e deveres?», consideram «necessário garantir a liberdade, o bem‑estar e a segurança física e psicológica de todas as pessoas, profissionais da Cultura e público».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui