|Nicarágua

Avança na Nicarágua o programa de habitação financiado pela China

O Programa Habitacional Nuevas Victorias, financiado pela China no âmbito da cooperação bilateral, está a avançar em todo o país, explicou uma responsável do governo sandinista.

Na primeira fase do Programa Habitacional Nuevas Victorias foram construídas 920 casas Créditos / el19digital.com

Gabriela Palacios, directora do Instituto Nicaraguense da Habitação Urbana e Rural (Invur), disse no programa «Informe Pastrán», do Canal 6, que o projecto, considerado emblemático, contempla a construção de mais de 12 mil casas destinadas a famílias em Manágua e nas duas regiões autónomas das Caraíbas.

«Este é um programa que nasce da fraternidade, da solidariedade e da cooperação respeitosa com a República Popular da China e o seu povo», afirmou.

Na sua primeira etapa, o programa inclui 1640 casas em Manágua, 920 das quais foram construídas por uma empresa estatal chinesa. Destas, explicou, foram entregues 415, enquanto 505 «se encontram em processo de formalização», devendo as famílias receber as chaves até ao final do ano.

Na mesma entrevista ao «Informe Pastrán», a responsável disse que já começaram os trabalhos com vista à construção das restantes 720 habitações adjudicadas na segunda fase desta primeira etapa, com a empresa chinesa e a supervisora a realizarem trabalhos de limpeza no terreno.

«Estas casas vão manter as mesmas características e padrões de qualidade que as primeiras 920 edificadas», disse, acrescentando que, numa terceira fase, serão construídas 1065 habitações e que o governo chinês já confirmou a atribuição dos recursos necessários.

A directora do Invur detalhou os planos de construção, a médio prazo, de mais de 5000 casas, estando já a decorrer estudos de solo e localização em múltiplos municípios do país.

Palacios destacou ainda o esforço dos governos sandinistas, ao longo dos últimos 18 anos, no sector da habitação, que se espelha na construção ou recuperação de mais de 150 300 casas.

Este ano, a meta prevista era «construir e melhorar» 7096 unidades habitacionais. Até à data, foi atingido 82% do objectivo, correspondente a 6330 casas, com impacto em 118 municípios e um investimento superior a 115 milhões de euros, explicou.

China disposta a aprofundar a cooperação

Recentemente, ao participar na cerimónia de entrega de 246 casas em Manágua, o embaixador da China no país centro-americano, Qu Yuhui, destacou o envolvimento do seu país no Programa Habitacional Nuevas Victorias, por ser o primeiro projecto implementado no âmbito da ajuda solidária do governo chinês à Nicarágua.

Valorizando o esforço do executivo sandinista para melhorar o nível de vida das famílias nicaraguenses e para que cada uma tenha a sua própria casa, Qu Yuhui mostrou-se confiante em que «o futuro da cooperação entre ambos os países traga mais benefícios para o povo nicaraguense», refere o portal el19digital.com.

O diplomata disse que a China está disposta a aprofundar a cooperação com a Nicarágua nas áreas do comércio, das infra-estruturas, do investimento, da indústria e da cultura, «promovendo os valores partilhados por toda a humanidade» e «contribuindo para a construção do futuro».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui