A entrega das novas viaturas foi oficializada numa cerimónia em Manágua, durante a qual o ministro nicaraguense dos Transportes e Infra-estruturas, Mauricio Aguilar, destacou o contributo que as novas unidades, da marca Yutong, irão dar ao reforço da rede de transporte de passageiros intermunicipal em múltiplas zonas do país centro-americano.
«Entregamos às famílias nicaraguenses 180 mini-autocarros modernos provenientes da China, que passam a fortalecer o transporte intermunicipal», disse o responsável da tutela, que salientou os esforços do governo sandinista na área da mobilidade e transportes.
Aguilar fez também questão de agradecer, em nome do povo nicaraguense, a cooperação «solidária, incondicional e estratégica» da China, que tem contribuído de forma sustentada para o desenvolvimento e o bem-estar do país.
Por seu lado, Werny Mayorga, representante das empresas de transporte, agradeceu às autoridades o empenho no reforço do sector e por promoverem projectos que têm impacto directo na qualidade de vida do povo nicaraguense, refere a Prensa Latina.
Santi Zhou Qing, representante da Yutong na Nicarágua, também interveio na cerimónia, tendo reafirmado o compromisso da empresa com a modernização dos transportes públicos no país centro-americano. «Fazemos parte deste projecto desde 2023», recordou.
Embaixador chinês destaca solidez das relações bilaterais
O embaixador da China em Manágua, Qu Yuhui, sublinhou a proximidade que existe entre os governos de ambos os países, bem como entre o Partido Comunista da China e a Frente Sandinista de Libertação Nacional, ao darem prioridade ao bem-estar dos seus povos, «com firmeza e dedicação».
«Tenho o privilégio de acompanhar o levantamento de tantos projectos levados a cabo pelo governo da Nicarágua nas áreas das infra-estruturas, habitação social, estradas, ruas, saúde pública, educação e segurança pública, entre outras», disse, mostrando-se orgulhoso pelo facto de a China ter sido parceira nesse processo.
Destacando o envolvimento directo dos chefes de Estado, o diplomata recordou que após o restabelecimento de relações diplomáticas, em 2021, foram alcançados resultados importantes, «sustentados numa sólida confiança política recíproca».
Qu Yuhui reafirmou o apoio de Pequim à determinação do governo e do povo nicaraguense de trilhar a senda do «desenvolvimento autónomo, soberano e independente», expressando o desejo de que, num mundo marcado por incertezas e desafios, a cooperação bilateral se possa tornar um modelo para fazer frente à hegemonia e avançar no caminho da estabilidade e da paz.
«A China é um exemplo de paz»
Ao intervir na cerimónia, Daniel Ortega, líder sandinista e chefe de Estado, fez a defesa da paz e enalteceu o papel da China no mundo, por promover a solidariedade, a cooperação e a amizade com as outras nações – ao contrário das potências que fomentam guerras, exploração e ameaças aos povos em vias de desenvolvimento, disse, citado pela fonte.
Manifestando profundo agradecimento «ao povo da República Popular da China, ao presidente Xi Jinping, ao Partido», Ortega enfatizou ainda as relações fraternas e os laços históricos que unem os dois países.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
