Em declarações à imprensa, a vice-presidente nicaraguense, Rosario Murillo, disse esta sexta-feira que as novas unidades, da marca Yutong, serão distribuídas nos próximos dias pelo sector do transporte urbano de passageiros em vários municípios do país.
Murillo disse que «são 250» e que há actualmente «mil Yutong ao serviço em Manágua», estando prevista a chegada de 2000 autocarros este ano.
No final de Maio último, o governo nicaraguense entregou a cooperativas e empresas de transportes uma frota de 250 autocarros chineses, que chegaram ao país centro-americano para reforçar o sistema de transporte colectivo de passageiros em Manágua e Ciudad Sandino.
O objectivo, disse então Murillo, é prestar um melhor serviço de transporte às famílias nicaraguenses. «São autocarros que adquirimos e que servem para renovar a frota antiga, que esgotou a sua vida útil, servindo melhor as famílias nicaraguenses», afirmou, citada por el19digital.com.
Com a chegada destas novas unidades, passa para mil o número de autocarros Yutong na Nicarágua, uma vez que o ano passado já haviam sido descarregados outros 500 nos portos do país. De acordo com a informação divulgada pelo Ministério dos Transportes e Infra-estruturas, ao longo deste ano, está prevista a vinda de 2000 unidades de transporte chinesas.
Reforço da cooperação bilateral
Em Junho do ano passado, o vice-ministro nicaraguense dos Transportes, Amaru Ramírez, e o representante da empresa chinesa Yutong, Ariel Meng, assinaram um acordo com vista à aquisição pela Nicarágua de autocarros chineses, lembra o portal La Prensa.
Entre Outubro e Novembro de 2023, chegaram ao país 500 unidades, finalizando dessa forma uma primeira etapa. A cerimónia de entrega dessas unidades a dezenas de empresas do sistema de transporte público urbano, a 15 de Novembro, contou com a presença do embaixador da China e o ministro nicaraguense dos Transportes e Infra-estruturas, Óscar Mojica.
Este destacou, então, as medidas do executivo sandinista com vista a garantir a modernização dos transportes de passageiros no país centro-americano.
Nicarágua e China restabeleceram relações diplomáticas em Dezembro de 2021 e, desde então, ambos os países têm defendido o reforço das trocas e da cooperação em múltiplas áreas, nomeadamente no comércio, transporte e ciência e tecnologia.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui