Não sendo um festival de Verão como qualquer outro – já que dispõe de uma programação muito ampla de debates, gastronomia regional, artes plásticas e animação infantil – não é por isso que a Festa do Avante!, nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, abdica de uma preenchida agenda de espectáculos como qualquer outro festival. Este ano, há meia centena de apresentações de música e teatro nos quatro palcos do evento.
Sexta-feira, dia 5 de Setembro
Já é da praxe o concerto inaugural, no Palco 25 de Abril, com a Sinfonietta de Lisboa na noite de sexta-feira, mas, a bem da verdade, quando o Maestro Vasco Pearce de Azevedo der o primeiro toque da sua batuta, o Palco Paz e o Auditório 1.º de Maio já estarão a vibrar com os D!fer, Ditado e os Trás os Monstros; o Mercado das Madrugadas será a peça no Avanteatro. Os destaques do primeiro dia ficam ainda com a moçambicana Selma Uamusse, num tributo aos 50 anos de independência das ex-colónias; e com os Semivitae e o seu som synthwave.
Sábado, dia 6 de Setembro
A música começa cedo com os americanos Crying Uncle Bluegrass Band a abrir o palco 1.º de Maio, onde também subirá Rita Vian com sua mistura urbana; o forró da brasileira Mariana Aydar; os ritmos de Cabo-Verde com Mario Lucio & Pan African Band; e, noite dentro, a Rave Avante chama Chima Isaaro, Didi e Gotopo para uma apresentação em solidariedade com a Palestina.
Os ritmos portugueses estarão presentes em todas as apresentações do Palco Paz, das Cantadeiras das Aldeias de Alcácer do Sal e Santa Susana, passando por Luísa Basto, intérprete do «Avante Camarada», até ao folk ibérico dos Urze de Lume.
O Avanteatro abre com Caminho do Burro, com as marionetas do Historioscópio, para todas as idades e abrindo caminho até ao outro lado do mundo, com uma apresentação musical e acrobática do Grupo de Artistas da Região Autónoma de Ningxia Hui; Meu Nome é Rachel Corrie da Companhia 100 Dramas, encerra o dia com a história da activista pró-Palestina, assassinada por Israel em 2003.
O 25 de Abril, o maior palco do evento, abre à tarde e só pára depois de todos no recinto escutarem as várias apresentações com participações especiais: Paulo de Carvalho leva Selma Uamusse como convidada; Vitorino Salomé traz os Cantadores do Redondo, Pedro Sáfara e António Jorge Gonçalves; e a Capicua sobe ao palco com Gisela João. O dia também será do punk rock, do ska e do reggae, com os brasileiros Dead Fish, o basco Fermin Muguruza e os espanhóis Potato.
Domingo, dia 7 de Setembro
No último dia da Festa do Avante! o ritmo continua acelerado com a melancolia frenética do Passo Real; os Yacumenza Candombe trazem a fusão afro-uruguaia; Sérgio Onze canta um novo fado; todos no palco do Auditório 1.º de Maio, que terá como encerramento o espectáculo Canções de Liberdade d’aquém e d’além-mar, com Joana Amendoeira e Fred Martins, a cantar a liberdade em Portugal e no Brasil.
A dança será apenas uma consequência da programação do Palco Paz com a apresentação de Handala Dakbe, dança que se tornou símbolo da resistência palestiniana; mas também com os Samba Sem Fronteiras e a banda Teresina de música do sul da Itália.
Como nem só de drama vive o palco do Avanteatro, o debate Teatro e Serviço Público de Cultura também está na agenda. A programação encerra os seus trabalhos com O Príncipe de Spandau, do Teatro A Barraca, que ficciona os últimos dias de um nazi durante o Julgamento de Nuremberga.
A cargo dos Linda Martini está a última abertura do Palco 25 de Abril na edição deste ano. Após o comício do PCPao final da tarde, o palco volta a ganhar música com A Garota Não, que leva consigo o Coro das Mulheres da Fábrica, um grupo intergeracional com mais de 60 mulheres, num concerto que promete ser grandioso. Antes da Carvalhesa final, Stereossauro toma o palco de assalto com Carlão, Ana Lua Caiano, DJ Ride e Pedro Jóia para fundir o tradicional português com o electrónico.
Além dos quatro palcos propriamente ditos, a programação da Festa do Avante! também conta com pequenos concertos, mais intimistas e rápidos, espalhados por todo o recinto ao longo dos três dias de evento. A agenda completa, hora a hora, pode ser consultada no site oficial.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui