|Bocage

Nos 260 anos de Bocage, Setúbal arremata comemorações em grande

As comemorações, já iniciadas, encerram com um concerto d’A Garota Não, nesta segunda-feira, Dia de Bocage, mas também com as exposições Rememoração e Mistérios, e o lançamento do livro Glossário de Filosofia.

Créditos / Câmara Municipal de Setúbal

A cidade de Setúbal comemora hoje o 260.º aniversário do nascimento do seu poeta mais ilustre, Manuel Maria Barbosa du Bocage. O dia começou com o tradicional hastear da bandeira nos Paços do Concelho, seguido de uma entrega de flores na estátua do poeta, na praça que também tem o seu nome, momento este acompanhado por um apontamento cultural pelo Teatro Oficina Multi Artes (TOMA).

Ainda pela manhã foi inaugurada a instalação artística Rememoração, na praça central da Avenida Luísa Todi, em frente ao Largo do Carmo. A obra, que ficará patente até 15 de Outubro, é composta por seis totens da autoria de Ana Férias, Cássio Markowski, Daniela Guerreiro, Fidel Évora, João Fortuna e Rita Ravasco, e pretende dar voz a quem ficou fora do registo oficial da história.

A programação da tarde tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Pelas 16h, está marcado o lançamento do livro Glossário de Filosofia, de Catarina Pires, uma edição do Centro de Estudos Bocageanos. Uma hora depois, pelas 17h, será apresentada a obra vencedora do XXIII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, um concurso dinamizado pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA).

O encerramento das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade está marcado para às 21h, no Largo de Jesus, com um concerto gratuito de A Garota Não, o projeto da cantautora setubalense Cátia Mazari. O espectáculo será uma oportunidade para ouvir ao vivo os temas do seu mais recente álbum, Ferry Gold, lançado em Maio deste ano.

As celebrações prolongam-se durante Setembro

As comemorações bocagianas  prolongam-se ainda mais alguns dias, com um espectáculo duplo, na quinta-feira, dia 18, no Fórum Luísa Todi: Et Toi Michel Trio e as Vozes da União, seguido do Isabel Rato Quinteto, que homenageia a Liberdade com temas de José Afonso e Sérgio Godinho.

Até 27 de Setembro, a Galeria Municipal do 11 acolhe a exposição Mistérios, de José Grazina, onde a poesia erótica, burlesca e satírica de Bocage serve de inspiração para uma série de pinturas. A mostra pode ser visitada de terça a sábado.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui