|cinema

Laura Carreira distinguida nos BAFTA por «On Falling»

A realizadora portuguesa foi duplamente distinguida nos prémios BAFTA da Escócia com o prémio de Melhor Argumento de Cinema e Televisão e o seu filme, On Falling, considerado o Melhor Filme de Ficção.

CréditosFabio Frustaci / EPA

Além dos conhecidos prémios BAFTA nacionais, entregues em Fevereiro, a Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão também reconhece talentos locais com cerimónias independentes na Escócia (BAFTA Scotland) e no País de Gales (BAFTA Cymru).

A cerimónia, que decorreu este domingo em Glasgow, premiou 16 categorias, cujos resultados foram partilhados nas redes sociais da organização. 

On Falling é a primeira longa-metragem de Laura Carreira, uma realizadora portuguesa que vive e trabalha há mais de uma década no Reino Unido e que é autora ainda das curtas-metragens Red Hill (2018) e The Shift (2020).

A longa-metragem teve produção luso-britânica pela BRO Cinema e pela Sixteen Films e explora questões sobre precariedade laboral e solidão, tendo já feito o circuito de vários festivais internacionais.

Em 2024, Laura Carreira venceu um prémio de realização no festival de San Sebastián (Espanha) e o filme foi distinguido no Festival de Cinema de Londres com o Prémio de Primeira Longa-Metragem. 

A actriz Joana Santos, protagonista da obra, foi distinguida no Festival Internacional de Cinema de Salónica, na Grécia, pela prestação no filme.

On Falling segue os passos de Aurora, uma jovem portuguesa emigrada na Escócia, que tem um trabalho precário e profundamente desumanizado num armazém de e-commerce, e que enfrenta dificuldades em subsistir e em socializar, numa casa partilhada com outros imigrantes, enquanto sonha escapar de salário esclavagistas e encontrar um sentido para a sua vida.

O filme rodado na Escócia com actores profissionais e amadores, é uma coprodução entre Portugal e o Reino Unido. 

Nascida no Porto em 1994, Laura Carreira vive desde os 18 anos em Edimburgo, na Escócia, onde se licenciou em realização de cinema e onde trabalha desde então. A cineasta está também nomeada para Melhor Argumento, Melhor Realizador, Melhor Novo Realizador e Melhor Novo Argumentista dos Prémios do Cinema Independente Britânicos (BIFA na sigla inglesa), cujos vencedores serão anunciados a 30 de Novembro. 


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui