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Altice passa das telecomunicações para a cosmética

A administração da empresa fez chegar aos trabalhadores uma informação em que dá destaque «ao bem-estar dos trablhadores». Uma acção de cosmética que visa tapar os ataques aos trabalhadores.

CréditosAntónio Pedro Santos / Agência Lusa

A Frente Sindical da Altice fez chegar aos trabalhadores a sua avaliação à informação da administração da Altice distribuída pelo departamento de recursos humanos. A informação  que dá particular destaque ao «bem-estar dos trabalhadores», segundo os sindicatos visa lavar a cara da administração já que aparenta que essa «só pratica benfeitorias aos trabalhadores», sendo «enumerado um conjunto de factos, que todos espremidos dão pouco sumo».

Para os sindicatos há um enorme apagamento dos últimos anos da empresa já sob tutela privada e acusam a CEO de não ter presente os facto «anti-trabalhadores ocorridos nestes mais de 8 anos de terror laboral». A título de exemplo, para a Frente, ao longo desses últimos oito anos transformou-se o subsídio de refeição em cartão de refeição; houve alterações às  regras de atribuição das ajudas de custo; houve a passagem da gestão dos cuidados de saúde para a Multicare, que até então eram geridos pela PT- Associação de Cuidados de Saúde; houve uma alteração aos Planos de Saúde; um desnecessário despedimento colectivo; e houve uma recusa quase sistemática de negociar aumentos salariais.

A par disto, na informação da Frente Sindical, as consequências da privatização são negativas já que o único objectivo da administração é arrecadar dinheiro o mais rapidamente possível, o que levou ao próprio desmantelamento da empresa e à degradação da qualidade do serviço. 

Os Sindicatos da Frente Sindical afirmam ainda que o conceito de «Diálogo Social» é coisa que a Administração da Altice não conhece que a direcção de recursos humanos é somente «um poço sem fundo, onde caem todas as reclamações sindicais e aí permanecem indefinidamente sem resposta». As acusações vão mais longe é afirmado que a actual CEO sentiu necessidade de falar com os Sindicatos somente «quando estoirou a “bomba que se abateu sobre a gestão da empresa”, com buscas e prisões» simplesmente com o objectivo de «tentar deitar alguma “água na fervura” e ver se com essa reunião persuadia os sindicatos de divulgarem mais informação que alimentasse o fogo». 

A Frente Sindical da Altice acaba a informação a lançar um desafio de « praticar um diálogo social regular com os sindicatos», que «calendarize um conjunto de reuniões», que «compreenda o que é um processo negocial sério» e que «mande suspender de imediato as brutais e desnecessárias alterações aos Plano de Saúde». 
 

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