Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|infra-estruturas

Setenta mil consumidores continuam sem energia eléctrica

Cerca de 70 mil consumidores da região Centro continuam sem energia eléctrica devido à passagem da tempestade Leslie, segundo a última actualização feita pela EDP Distribuição.

Torre de alta tensão. Foto de arquivo.
A tempestade Leslie deixou milhares de famílias sem energia eléctrica e sem telefone fixoCréditos / Rock-cafe

«O número de consumidores sem energia tem vindo a diminuir, situando-se ao final da manhã nos 70 mil, mantendo-se o distrito de Coimbra e a zona do Louriçal, em Pombal (Leiria), como as zonas mais afectadas, havendo uma situação no município da Mealhada (Coimbra) que merece atenção», afirmou a empresa.

A EDP refere ainda que tem cerca de 750 operacionais em actividade, mais 250 do que no domingo à noite, e que «foram instalados 70 geradores de emergência e duas centrais móveis de geração para garantir o fornecimento de energia a consumos prioritários», como lares e escolas.

«Neste contexto, em articulação com a Autoridade Nacional da Protecção Civil, foi solicitado apoio do Exército português para a instalação dos geradores», informou.

Para a empresa, a reposição de energia tem «evoluído positivamente, apesar de não ser com a velocidade desejada», justificando o atraso com os «avultados» danos na rede de distribuição, que exigem trabalhos de «reconstrução».

Segundo a EDP, ainda há uma centena de linhas de Alta e Média Tensão «inoperacionais, com postes danificados, em particular nas localidades abastecidas pelas subestações de Louriçal (Leiria) e Soure», no distrito de Coimbra.

Afirmando que está «fortemente empenhada e a desenvolver todos os esforços para a normalização do serviço de fornecimento de energia», a EDP Distribuição mantém o estado de emergência para o distrito de Coimbra.


Agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui