Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Marcha pelo Direito à Saúde sai à rua em Lisboa, Porto e Coimbra

A Marcha, subscrita por várias dezenas de associações, sindicatos e entidades, é já hoje: no Campo Pequeno em Lisboa, às 15h, Hospital de São João no Porto às 15h e Centro de Saúde Fernão Magalhães, em Coimbra, às 11h.

Os trabalhadores da saúde (da esquerda para a direita) Cristina Teixeira, Raquel Queirós, David Andrade e Idalina Ramos, posam em frente do mural onde se encontram representados, no Hospital de São João, no Porto, a 19 de Junho de 2020. O artista urbano VHILS – assinatura de Alexandre Farto – desenhou um mural com dez rostos de trabalhadores da saúde naquele hospital portuense, homenageando aqueles que, no Serviço Nacional de Saúde, estiveram na linha da frente do combate à pandemia do coronavírus
Os trabalhadores da saúde (da esquerda para a direita) Cristina Teixeira, Raquel Queirós, David Andrade e Idalina Ramos, posam em frente do mural onde se encontram representados, no Hospital de São João, no Porto, a 19 de Junho de 2020. O artista urbano VHILS – assinatura de Alexandre Farto – desenhou um mural com dez rostos de trabalhadores da saúde naquele hospital portuense, homenageando aqueles que, no Serviço Nacional de Saúde, estiveram na linha da frente do combate à pandemia do coronavírus CréditosJosé Coelho / Agência Lusa

«A situação a que se chegou exige uma forte resposta na defesa de uma política que respeite os profissionais, que recupere e valorize o SNS, única garantia para assegurar o direito à saúde consagrado na Constituição da República Portuguesa e condição essencial ao bem-estar da população e ao desenvolvimento do país», afirma, em comunicado, a CGTP-IN.

Com o apoio de dezenas de associações, sindicatos e outras entidades, esta marcha tem como objectivo principal reafirmar a urgência de defender e fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS). A importância deste serviço público tem sido evidenciada ao longo dos tempos, e é essencial garantir a sua sustentabilidade e qualidade, afirmam os subscritores.

A Marcha terá início em três locais distintos: em Lisboa, com início no Campo Pequeno, às 15h; no Porto, em frente ao Hospital de São João também às 15h; e em Coimbra, no Centro de Saúde Fernão Magalhães, às 11h. Estes pontos de partida foram estrategicamente seleccionados para permitir a participação da população de diferentes regiões do país.

A Secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, e o Coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, estarão presentes na marcha em Lisboa. A iniciativa é dinamizada por uma Comissão Promotora que é composta pela CGTP-IN, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS/CGTP-IN), o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP), o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) , o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL/CGTP-IN) e o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS).

A marcha afirma-se enquanto oportunidade para demonstrar o apoio e a união em torno da defesa SNS, bem como momento priveligiado para exigir acções concretas dos responsáveis políticos para garantir um sistema de saúde robusto e acessível a todos os cidadãos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui