Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), podem votar para as eleições legislativas antecipadas de hoje 10 820 337 eleitores, mais 9 808 do que nas anteriores legislativas, em 2019.
Todas as assembleias de voto para as eleições legislativas abriram às 8h, no continente e na Madeira, sem registar quaisquer incidentes durante a primeira hora, revelou o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Nos Açores, as mesas de voto abriram e vão encerrar uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
A CNE assegurou este sábado que o voto nas eleições legislativas antecipadas «é seguro» e defendeu que todos os eleitores «devem votar, independentemente de estarem em isolamento» devido à Covid-19.
«Apesar de estas eleições ainda se realizarem no contexto da pandemia de Covid-19, estão reunidas todas as condições para que o voto seja exercido em absoluta segurança», afirmou a substituta do presidente da CNE, Vera Penedo, sublinhando que «os locais de votação foram preparados de modo a não existirem condições favoráveis ao contágio».
Concorrem às eleições legislativas antecipadas 21 forças políticas, o mesmo número do que em 2019, mas apenas 13 concorrem em todos os círculos eleitorais. No dia 9 de Fevereiro serão contados os votos dos círculos da Europa e Fora da Europa, que elegem quatro deputados. Após o apuramento destes dois círculos, fica fechado o apuramento geral dos resultados das legislativas.
No total, são eleitos 230 deputados à Assembleia da República, de onde sairá o XXIII Governo Constitucional.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui