|Novo Banco

Estado paga contas e banco perdoa dívidas milionárias

O Novo Banco, que já recebeu mais de 7 mil milhões de euros do Estado desde a resolução do BES de Ricardo Salgado, perdoou uma dívida de 25 milhões à Malo Clinic.  

CréditosJosé Sena Goulão / Agência Lusa

Segundo notícia avançada hoje pelo Jornal de Negócios, a Malo Clinic tinha uma dívida no valor de 51 milhões de euros com o Novo Banco, que aceitou um perdão de 25 milhões de euros, no âmbito do Plano Especial de Revitalização (PER).

Revela o diário que a maior parte da dívida do grupo de medicina dentária é ao banco que resultou da reestruturação do BES, em Agosto de 2014, e a quem o Estado já entregou mais de sete mil milhões de euros. Só em Maio deste ano foram 1149 milhões de euros que o Novo Banco recebeu do Fundo de Resolução. 

Apesar disso, a instituição liderada por António Ramalho registou um prejuízo de 400,1 milhões de euros no primeiro semestre do ano, quase o dobro das perdas em igual período de 2018, que foram de 212,2 milhões, tendo anunciado que teria de pedir, pelo menos, mais 541 milhões de euros ao Fundo de Resolução.

Entretanto, o banco que perdoa dívidas milionárias é o mesmo que tem vindo a reduzir balcões e a cortar pessoal (são mais de 2000 trabalhadores desde a resolução do BES). No passado mês de Agosto, o Governo do PS autorizou o Novo Banco a «alargar o limite quantitativo previsto para cessações de contratos de trabalho por mútuo acordo», perspectivando-se a saída de mais 310 pessoas até 2021. 

Tópico