Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Sonae

Com 268 milhões, Sonae alcança maior lucro dos últimos oito anos

A dona dos hipermercados Continente atingiu 268 milhões de euros em 2021. A Worten, onde há trabalhadores com mais de 15 anos a receber o salário mínimo, foi uma das marcas a impulsionar o resultado.

Créditos / Ortogonal

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a empresa da família Belmiro de Azevedo assume que, «face ao crescimento dos negócios e ao sucesso da gestão activa de portefólio, o resultado líquido da Sonae (atribuível a accionistas) atingiu 268 milhões de euros, ficando acima dos valores de 2020 e 2019 e sendo o valor mais elevado dos últimos oito anos». 

Em 2021, o volume de negócios aumentou 5,3% e «atingiu recorde superior a sete mil milhões de euros». O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 18,4% para 738 milhões de euros e o EBITDA subjacente evoluiu 4,5% para 603 milhões de euros.

A Modelo Continente e a Worten foram as marcas que impulsionaram estes resultados. O volume de negócios da Worten atingiu 1,1 mil milhões de euros, com forte influência das vendas online. Recentemente, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN) denunciou que no armazém da Worten de Azambuja, em Lisboa, funcionários com dez, 15 e mais anos de antiguidade recebem apenas o salário mínimo

A presidente Cláudia Azevedo revela num comunicado que 2021 «foi um ano notável para a Sonae», que foi uma das mais compensadas pelo aumento do salário mínimo, apesar dos 97,2 milhões de euros distribuídos em dividendos. Recorde-se que, em 2020, a Sonae cortou o subsídio de Natal aos trabalhadores que estiveram em apoio à família devido ao encerramento das escolas. A decisão foi revertida meses mais tarde graças à luta dos trabalhadores. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui