Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Açores

Centro de espionagem norte-americano nas Lajes teve apoio do anterior governo

O governo do PSD e do CDS-PP não se opôs à instalação de um centro de espionagem dos EUA nas Lajes, mesmo depois de serem conhecidos os programas de vigilância global das secretas norte-americanas.

Paulo Portas e Hillary Clinton, então líderes da diplomacia de Portugal e EUA, numa conferência de imprensa no Departamento de Estado norte-americano, em Washington, D.C. 27 de Setembro de 2011
Paulo Portas e Hillary Clinton, então líderes da diplomacia de Portugal e EUA, numa conferência de imprensa no Departamento de Estado norte-americano, em Washington, D.C. 27 de Setembro de 2011CréditosMichael Gross / Departamento de Estado EUA

A intenção partiu do congressista norte-americano Devin Nunes, um luso-descendente republicano que, actualmente, preside à Comissão dos Serviços Secretos, e chegou a ser falada no seio do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) do anterior governo, de acordo com o Público, que falou com um alto funcionário da diplomacia do executivo de Passos e Portas.

Em causa estava a instalação de um centro de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), a principal visada pelas denúncias do antigo analista Edward Snowden, em Junho de 2013. De acordo com o diário, os contactos com o MNE português terão sido posteriores às revelações de Snowden de que a NSA conduzia programas de vigilância global em massa, mantidos em segredo até então.

Recorde-se que o lugar do ministro dos Negócios Estrangeiros foi ocupado, até Julho de 2013, por Paulo Portas, então líder do CDS-PP, tendo sido substituído na altura por Rui Machete.

O projecto não se veio a materializar por as secretas portuguesas não integrarem a aliança Five Eyes, que junta as agências da Austrália, da Grã-Bretanha, do Canadá, da Nova Zelândia e dos Estados Unidos, e porque a NSA revelou dúvidas sobre a capacidade da espionagem portuguesa em garantir a integridade das informaçẽos secretas recolhidas na base dos Açores.

De acordo com o Público, a informação resulta de uma investigação no New York Times, que será publicada na sua revista de domingo.

Devin Nunes tem procurado, nos últimos anos, influenciar os círculos ligados à defesa e à segurança nacional norte-americana para manter uma presença na base das Lajes, na Ilha Terceira.

Entretanto, o actual governo do PS, com Augusto Santos Silva no MNE, terá apoiado a instalação de um centro de análise de informações militares nas Lajes, também por iniciativa de Nunes, mas que também não se concretizou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui