Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|SNS

Utentes do Litoral Alentejano solidários com a greve dos médicos

A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, onde faltam clínicos, equipamentos e material médico, está «totalmente solidária» com a greve da FNAM, que arranca esta terça-feira. 

CréditosAndré Kosters / Agência Lusa

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que tem agendada uma greve nos dias 14 e 15 de Novembro, com manifestação à porta do Ministério da Saúde no primeiro dia, manteve a paralisação marcada para amanhã e quarta-feira, 18 de Outubro. Neste sentido, as Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, que há muito alertam para a «profunda degradação» dos serviços públicos de saúde, e consequente impacto nas populações, apelam a todos os médicos para que se juntem a mais uma acção de luta. 

Aos utentes, as estruturas pedem «a devida compreensão», uma vez que, referem num comunicado, a greve dos médicos «será sempre em defesa de melhores condições para os utentes e também um melhor Serviço Nacional de Saúde». As comissões de utentes insistem que o Ministério da Saúde deve contratar «definitivamente» o número de médicos em número suficiente de forma a colmatar as necessidades da região, onde cerca de 25 mil utentes não têm médico de família. 

Neste sentido, reclamam que o Governo adopte medidas de atracção de médicos, abrindo concursos com dedicação exclusiva e também com incentivo remuneratório, condições de trabalho e formação contínua. Exigem ainda, entre outras reivindicações, a abertura de concursos médicos para ocupação de vagas de Assistente Graduado Sénior no Hospital do Litoral Alentejano, e que a urgência pediátrica desta unidade de saúde seja assegurada, 24 horas, por médicos especialistas. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui