Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Setúbal

Utentes do Litoral Alentejano juntam-se à marcha do Fórum Intermunicipal da Saúde

Comissões de utentes do Litoral Alentejano, onde não existe maternidade e há apenas uma médica ginecologista para toda a região, participam na manifestação marcada para este sábado, em Setúbal. 

Créditos / Custódia Malveiro

O protesto foi convocado pelo Fórum Intermunicipal da Saúde, constituído pelos municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, após decisão tomada pelo Governo, através da direcção executiva do SNS, de encerrar as urgências pediátricas do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, ao fim-de-semana, de 15 em 15 dias.

Medida que, denuncia a Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, deixa as populações «ainda mais desprotegidas». Isto porque, denuncia num comunicado, «não existe maternidade no Hospital do Litoral Alentejano [HLA], tendo acontecido que os bebés desta região nascem na berma da estrada».

Soma-se a carência de médicos especialistas, «só há apenas uma médica ginecologista para todas as mulheres desta região», e as urgências pediátricas do HLA «também são precárias», obrigando os utentes, nalgumas situações, a recorrer ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Com o encerramento quinzenal, aos fins-de-semana, a alternativa para os utentes do Litoral Alentejano está a muitos quilometros de distância, no Hospital Garcia de Orta, em Almada. 

Na marcha que se realiza amanhã, da Praça Vitória Futebol Clube até ao Largo José Afonso, em Setúbal, as comissões de utentes de Grândola, Alcácer do Sal, Odemira e Santiago do Cacém vão insistir em reivindicações como a contratação de mais profissionais de saúde, a colocação de um médico pediatra no serviço de urgência pediátrica do HLA, 24 horas, e a construção da maternidade naquela unidade de saúde. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui