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|Metro de Lisboa

Mais de 1900 utentes contra fim da Linha Amarela

Mais de 1900 utentes assinaram uma petição contra o fim da Linha Amarela do Metro de Lisboa, considerando que com a criação de uma linha circular deixará de ser uma «opção atractiva» para a maioria dos milhares de passageiros.

Para os peticionários, o Metro deixará de ser «uma opção atractiva» para os 18,7 milhões de entradas e saídas de passageiros que se registaram em 2017 nas estações da linha Amarela a norte do Campo Grande
Para os peticionários, o Metro deixará de ser «uma opção atractiva» para os 18,7 milhões de entradas e saídas de passageiros que se registaram em 2017 nas estações da linha Amarela a norte do Campo GrandeCréditos / yelp

Em causa está o novo plano de expansão do Metro, segundo o qual a linha Amarela passará a ligar Odivelas a Telheiras (com desvio no Campo Grande) e as restantes actuais estações que fazem parte desta linha (Cidade Universitária-Rato) passarão a fazer parte da Verde, que irá assumir um trajecto circular.

Essa alteração irá ocorrer quando estiver concluída a expansão entre o Rato e o Cais do Sodré.

Para os peticionários, os milhares de passageiros que hoje apanham o Metro no concelho de Odivelas e na Alta de Lisboa, «vão ser obrigados a mudar de linha no Campo Grande para chegar a estações como o Rato, o Marquês de Pombal ou o Saldanha, no centro da capital, que transitam para a futura Linha Verde circular».

O texto que acompanha a petição refere ainda que «só quem não apanha o Metro todos os dias, é que não sabe o transtorno que é a mudança de linha, muitas vezes a espera pelo Metro é superior ao tempo da viagem em si».

É também dado o exemplo que, numa viagem na linha Amarela pelas 9h, muitas vezes os passageiros da Quinta das Conchas (e até por vezes do Lumiar) «não conseguem entrar nas carruagens por estas estarem completamente cheias».

Há ainda o exemplo do caso de um passageiro que viva na Quinta das Conchas e que vá para a Cidade Universitária, ter que esperar pelo Metro duas vezes, para fazer duas estações, enquanto uma pessoa que viva no Lumiar e que vá para o Oriente, passará a ter que esperar pelo Metro três vezes.

De acordo com os signatários, o Metro deixará de ser «uma opção atractiva» para os 18,7 milhões de entradas e saídas de passageiros que se registaram nas estações da linha Amarela a norte do Campo Grande, só no ano passado.

«Assim, muitos destes passarão a levar o seu carro para o centro da cidade afectando a vida de todos os lisboetas. Aumentando o tráfego automóvel, o aumento da sinistralidade rodoviária, o aumento do stress, o aumento da poluição e o aumento da poluição sonora, entre outros», refere o texto.

Por tudo isto, os signatários da petição consideram não ser possível considerar estações como a Ameixoeira, Lumiar, Quinta das Conchas e Telheiras, que pertencem ao município de Lisboa, como «intercidades».


Com Agência Lusa

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