O Tuk Boleias, um tuk-tuk eléctrico de seis lugares que, entre as 8h e as 18h, ajudava os utentes do Hospital Pedro Hispano a vencer a íngreme subida de acesso à recepção, foi descontinuado pela Câmara Municipal de Matosinhos (CMM). Dez anos depois da criação deste programa, por proposta do vereador da CDU, José Pedro Rodrigues, a autarquia considera que se tornou redundante face à construção de um novo acesso pedonal.
À agência Lusa, o autarca comunista relembra, no entanto, que o «passeio lateral que foi construído é um passeio desabrigado, que não tem protecção contra a chuva ou o vento, ao contrário daquilo que era a expectativa dos utentes». Tal como está concretizado, o passeio representa a perda de algumas das vantagens do Tuk Boleias.
«É pelo regresso desse serviço [gratuito para os utentes] que nos vamos bater», afirma o vereador. Na terça-feira, dia 25 de Agosto, a CDU vai entregar mais de mil assinaturas de utentes à administração hospitalar. «Vamos entregá-las também à autarquia, na quarta-feira, na reunião de Câmara, exactamente com o mesmo propósito, de sensibilizar para que rapidamente este transporte seja reposto, a tempo deste outono e inverno». Se não for acolhida, «os mais idosos e pessoas com mobilidade mais condicionada vão passar mal sem este apoio».
No texto da petição promovida pela candidatura da CDU (que volta a apresentar José Pedro Rodrigues à presidência da CMM), o Tuk Boleias é ainda valorizado por não ser «apenas um serviço de mobilidade». Na década em que esteve activo, foi «também um espaço de convivência humana de enorme valor para muitos idosos vítimas de solidão e abandono».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui