|Câmara Municipal de Setúbal

Câmara de Setúbal assegura 57 milhões para reabilitar bairros do concelho

A Câmara Municipal de Setúbal entregou as candidaturas dos bairros da Bela Vista e Forte a Bela Vista para reabilitação, ao abrigo do PRR. Autarquia assumirá, sozinha, a intervenção no Bairro das Manteigadas.

Bairro da Bela Vista, Setúbal 
Créditos / Ecclesia

Os projectos, aprovados recentemente pelo executivo CDU da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), vão abranger 455 casas no Bairro da Bela Vista, 121 fogos no Bairro do Forte a Bela Vista e intervenções profundas nos espaços comuns dos edifícios de habitação pública e em cozinhas e instalações sanitárias das fracções habitacionais do Bairro das Manteigadas. 

Enquadradas na Estratégia Local de Habitação, as empreitadas no Bairro da Bela Vista e no Bairro do Forte a Bela Vista têm o financiamento assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR; 36 653 161,19 euros e 18 257 002,65 euros, respectivamente), enquanto as obras nas Manteigadas (2 056 007,53 euros) serão asseguradas, inteiramente, pelo município.

A reabilitação de 455 imóveis na Bela Vista tem como ambição «a criação das condições necessárias que comportem mais valias térmicas, eficiência energética e acessibilidades», aumentando, e melhorando, «as condições de vida na permanência dos seus ocupantes, ao nível da qualidade de conforto e comodidade».

No Bairro do Forte a Bela Vista, objectivo é «colmatar um conjunto de patologias existentes, criando melhores condições de habitabilidade, conforto, acessibilidade, maior eficiência energética, segurança estrutural e diminuição do risco sísmico, contribuindo para «um maior conforto, condições de salubridade e segurança das populações residentes».

As intervenções nas Manteigadas, por seu lado, vão focar-se numa «profunda renovação das cozinhas e instalações sanitárias das fracções habitacionais», a par de uma «renovação ligeira na restante área dos fogos, promovendo ainda a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao interior dos edifícios». Será também operada uma intervenção integral de renovação das redes de abastecimento de água, de drenagem de esgotos, de abastecimento de gás e ITED.

O processo de apresentação de propostas para a execução das obras já está em execução.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui