Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Autarcas e bombeiros pressionam o Governo

Bombeiros de Amora exigem novo quartel

A Câmara Municipal do Seixal e a Junta de Freguesia de Amora juntaram-se aos Bombeiros Mistos da freguesia para exigir a construção do novo quartel, que aguarda financiamento europeu.

Acção que juntou a Junta de Freguesia de Amora e a Câmara Municipal do Seixal com a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora
Acção que juntou a Junta de Freguesia de Amora e a Câmara Municipal do Seixal com a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de AmoraCréditos / Câmara Municipal do Seixal

As autarquias e a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora (AHBMA) realizaram, ontem, uma concentração pela construção do novo quartel de bombeiros daquela corporação.

A Câmara Municipal cedeu um terreno de 7 mil metros quadrados para a instalação da nova sede dos bombeiros que servem uma das maiores freguesias do País, com cerca de 50 mil habitantes. Agora, é aguardada a aprovação dos fundos comunitários pelo Governo, necessários para avançar com a obra.

De acordo com uma nota da autarquia, as actuais instalações «não reúnem as condições necessárias para que os 73 operacionais da corporação possam socorrer» os habitantes da freguesia. A sede actual está instalada numa antiga fábrica devoluta, sem «espaço coberto para as viaturas, serviços operacionais, logísticos e administrativos», e com problemas de humidade. Apesar das obras realizadas pelos bombeiros, «com apoio de materiais cedidos pelas autarquias», os problemas permanecem e as «actuais instalações estão degradadas e são desadequadas», aponta o município.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, explicou que «a autarquia cedeu os terrenos para ambos e apoiou o financiamento dos projetos de execução», aguardando agora «que o Governo aprove os fundos europeus». O financiamento comunitário poderá «apoiar até 85%, e os restantes 15% serão assegurados pela autarquia, pelo que basta apenas que o Governo dê luz verde para que o projecto avance», afirmou o autarca.

Também a AHBMA aguarda que o Executivo desbloqueie a situação. «Esperamos que o Governo dê um passo em frente e que o nosso quartel seja uma realidade, pois as novas instalações servirão melhor a população», afirmou Lúcia Soares, presidente da direcção. O projecto já contou com o parecer favorável da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui