Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Colômbia

A violência continua a silenciar vozes na Colômbia

Esta quarta-feira, o Indepaz deu conta do assassinato de um jovem cantor e formador cultural em Nariño, e denunciou o massacre de sete pessoas no departamento de Putumayo, também no Sul do país.

Protesto em Bogotá contra os massacres na Colômbia
Protesto em Bogotá contra os massacres na Colômbia Créditos / France 24

Esnaider Javier Castillo, de 24 anos, dirigente cultural e membro dos grupos Lumbalú e Changó, foi morto a tiro por desconhecidos, dia 27, em Barbacoas (departamento de Nariño), informou ontem o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz).

De acordo com Leonardo González, do Indepaz, Esnaider era um dirigente cultural que procurava conservar o património cultural da região do Pacífico Sul. O grupo Changó, de que fazia parte, define-se como colectivo que busca a permanência da cultura e envolver em diversas actividades jovens que foram vítimas do conflito armado, explicou no Twitter.

Com Esnaider Javier Castillo Ortiz, o Indepaz regista 169 dirigentes sociais e defensores dos direitos humanos assassinados na Colômbia este ano, e 1284 desde que o acordo de paz foi assinado entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP), em Novembro de 2016.

Além disso, o organismo contabiliza 44 ex-guerrilheiros farianos signatários do acordo mortos este ano.

Massacre em Putumayo

Sete pessoas foram mortas e outras tantas encontram-se desaparecidas depois de um grupo de homens armados ter realizado, no passado dia 25, uma incursão na comunidade indígena de Bellavista, no município de Puerto Leguízamo (departamento de Putumayo).

O Indepaz, que denunciou os factos esta quarta-feira, acrescentou que, na sequência do ataque, 35 famílias saíram da região, estimando que cerca de 120 pessoas tenham sido deslocadas.

De acordo com os dados da organização não governamental, trata-se do 94.º massacre perpetrado este ano no país aul-americano, com um saldo provisório de 336 vítimas mortais. A grande maioria dos casos teve lugar nos departamentos de Antioquia (14 massacres e 52 vítimas), Cauca (14/46), Valle del Cauca (12/37), Nariño (9/36) e Caquetá (6/20).

O Indepaz, que em 2020 registou 91 massacres, utiliza o termo na acepção estabelecida pelas Nações Unidas: existe um massacre «quando três ou mais pessoas são assassinadas no mesmo local e momento e pelo mesmo presumível perpetrador».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui